2 minutos

Os benefícios do camping para a saúde estão por toda parte. Você já se perguntou por que nos sentimos tão bem quando vamos acampar?

É o ar fresco, a atmosfera relaxante ou estar perto de nossos entes queridos?

Se tentássemos fazer uma lista completa dos benefícios do acampamento para a saúde, você leria essa lista por semanas.

Então, neste post, vamos apenas nos concentrar em 5 dos melhores benefícios físicos e mentais de acampar, para inspirá-lo a aproveitar a oportunidade e fazer sua próxima viagem de acampamento assim que puder!

  1. Alívio de estresse

Estar perto da natureza aumenta nossos níveis de serotonina, que é uma substância química que nos faz sentir mais felizes. Além disso, quando acampamos, estamos fazendo algo que realmente gostamos, é muito improvável que fiquemos estressados ou com raiva por coisas tolas.

Faça uma pausa em seu computador e dispositivos móveis e permita-se relaxar e se conectar mais profundamente com o ambiente, sem distrações externas.

  1. Novos desafios e aventuras

Da escalada ao trekking, o ar livre nos proporciona uma ampla gama de atividades que normalmente não faríamos em nosso dia a dia.

Tentar um novo desafio pode nos ajudar a aumentar a autoconfiança, estimular nosso cérebro e mantê-lo saudável a medida que novas atividades nos forçam a pensar por nós mesmos.

  1. Exercício

Acampar geralmente envolve diferentes formas de exercícios que nos forçam a sair de uma vida sedentária, incluindo nadar, fazer caminhadas, praticar esportes, etc.

É por isso, que toda vez que vamos acampar, queimamos mais calorias do que em qualquer trabalho de escritório. O exercício ativa nosso sistema cardiovascular e nos ajuda a manter nossos pulmões saudáveis.

  1. Socialização e novos amigos

Como os seres humanos são animais sociais, acampar pode ser a oportunidade perfeita para encontrar mentes semelhantes. Seja por meio do humor, interesses comuns, competição, cooperação e até flerte.  A socialização tem sido associada a atrasar problemas de memória e prolongar nossa vida. Além disso, as interações sociais são uma ótima maneira de dar e obter apoio emocional, físico e espiritual.

  1. Vitamina D

Como acampar nos dá a chance de passar mais tempo ao sol, nossa ingestão de vitamina D é muito maior nesse tipo de atividade ao ar livre. A vitamina D permite que nosso corpo absorva cálcio e fósforo, que são dois minerais de que precisamos para manter nossos ossos e dentes saudáveis.

No entanto, como é sabido que a exposição direta ao sol pode ser prejudicial para a pele, certifique-se de usar sempre protetor solar.

Acampar é uma forma eficaz e econômica de realizar atividade ao ar livre. Acampe e perceba os muitos benefícios para a saúde, ao mesmo tempo que desfruta da beleza da natureza.

 

Um grande abraço e boas aventuras.

 

Equipe Nautika!