Como funciona a coluna d’água em uma barraca de camping?

Você sabe como funciona a coluna d’água em uma barraca de camping?

 

A coluna d’água é uma unidade de medida usada na indústria outdoor para descrever o grau de impermeabilidade do material.

E porque entender este conceito é decisivo na hora de comprar seu equipamento?

É isso que vamos contar a você, neste artigo, tudo o que você precisa saber!

 

Como é medida a coluna d’água?

O grau de impermeabilidade da barraca é medido a partir de um teste de pressão hidrostática, em que é calculado a resistência do tecido antes da água atravessá-lo.

Este teste é aplicado utilizando um tubo com indicador numérico em milímetros na vertical. O tecido é posicionado em uma das pontas do indicador numérico, enquanto a água é adicionada no tubo e a pressão sob o material aumenta.

Quando a água começa a pingar atravessando o tecido, significa que o material alcançou seu limite de resistência. O número indicado em milímetros no tubo neste momento representa a “coluna d’água”.

 

Impermeabilidade na prática

De acordo com os padrões internacionais, para ser considerado à prova d’água, o tecido precisa ter resistência de, no mínimo, 1500 mm de coluna d’água. Isso significa que barracas com índices inferiores a este valor, irão suportar chuvas amenas por um curto período de tempo, mas não são à prova d’água de fato.

Barraca e sua coluna d'água

Barraca e sua coluna d’água

Valores de referência

Aqui estão alguns números que podem te ajudar a compreender a resistência do material das barracas.

Tenha em mente que estes valores são apenas um referencial e existem outros fatores que podem influenciar, como o local onde você monta a barraca, a maneira como você a higieniza, etc.

 

  • Superior à 3000 mm: recomendada para situações extremas;
  • De 2000 a 3000 mm: resistência adequada para chuva e tempestades por longo período de tempo;
  • De 1000 a 2000 mm: resistência adequada para chuvas regulares por curto período de tempo.
  • De 600 a 1000 mm: resistência adequada para garoas e chuvas amenas.
  • Inferior a 600 mm: não é recomendado o uso na chuva.

 

Na NTK, temos barracas com graus de resistência entre 600 e 6000 mm de coluna d’água, atendendo todos os tipos de necessidade.

Então, agora que você já sabe da importância deste fator, assegure-se de que você fixou isso na mente no momento da sua próxima compra.

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!

Veja também...

2 Resultados

  1. Jackson Neu Pacheco disse:

    Vocês tem que aumentar a coluna d’água do modelo katmandu 2/3 para 3000 mm e substituir as varetas de fibra por varetatas de duralumínio. Teriam A MELHOR BARRACA TÉCNICA custo beneficio pra qualquer clima em todo território brasileiro. A comunidade de montanhistas e apaixonados pro trekking agradecerá. Vocês podem fácil bater o preço e a qualidade das importadas Naturehike por exemplo. Vai das um ótimo retorno através do marketing digital direto aos interessados. (Desculpe a simplicidade ao colocar a ideia ), mas se to arquivando esse e-mail, pois se fizerem quero um modelo de brinde pela dica.

    • Blog Nautika Lazer disse:

      Olá Jackson,
      Obrigado pelas sugestões! A Katmandú é uma barraca muito boa realmente. Estamos em contato com a área de produtos para tentar algum tipo de ajuste nesse sentido. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *