3 minutos

Como tudo que evolui, sempre tem as especificações diferenciadas. Com as varas de pesca é a mesma coisa.

São muitos modelos e utilizações, por isso foi necessário criar um padrão de identificação das características da vara.

Assim, uma vara de bom padrão, sempre vem descrito em seu blank as especificações.

Normalmente temos:

– O modelo da vara ou fabricante;

– O Comprimento da vara = medidos em “pés” ou metros;

– A espessura da linha que deve ser utilizada com ela = medidos em “libras” ou kg;

– A capacidade do peso que ela suporta arremessar (lure wt) = medidos em “onça – oz” ou em gramas.

(Para conversão das medidas: 1 pé = 0,3048 m  /  1 libra = 0,453592 kg  /  onça (oz) = 0,0283495 kg)

Essas informações servem para que o pescador saiba o que está comprando e para que não compre uma vara errada para sua pescaria.

Como as varas são fabricadas fora do País, então a unidade de medida adotada é do país de origem e não as adotadas aqui no Brasil.

 

Qual vara escolher? Veja algumas considerações para cada especificação:

Comprimento da vara

É fundamental saber a utilização dela.

Se for para pesca embarcada, com iscas artificiais a vara deverá ser mais curta para facilitar os arremessos que não precisam ser longos, mas ter precisão, além de ser prática no manuseio em cima do barco e mais cômodo para transportar. (exemplo: varas de 5.0”, 5.3”, 5.6”, 5.8”).

Se for para pesca desembarcada ou na beira de lago ou rios, será necessário fazer arremessos mais longos, então é adequado uma vara mais longa. Fazendo arremessos mais longos, é inevitável que a linha comprida fique com folga ou bamba. Assim a vara mais longa recolhe mais linha na hora da fisgada, diminuindo o erro das fisgadas. (exemplo: varas de 6,0”, 6,3”, 6,6”, 7,0” são as mais usuais).

Atualmente, existem algumas modalidades de pesca que usam varas bem longas.

A pesca em pesqueiros de grandes peixes como os Tambacus. Nessa modalidade o ideal é ter varas longas e robustas. Geralmente será necessário fazer longos arremessos de mais de 50 m com boias pesadas e suportar peixes de 30 kg.

Na pesca de mar, com barcos especiais em busca de grandes peixes que comem na superfície, usa-se varas longas para puxar iscas de superfície. (Atum, Dourado, Bonitos, Albacora…)

Também em praias e costões, as varas adequadas, são as varas longas por causa dos longos arremessos necessários. (exemplo: varas de 7,0”, 8,0”, 9,0”, 10”…)

 

Bitola (grossura) da linha que a vara suporta com segurança

Esse é um item que muitos confundem, achando que o peso é do peixe que queremos pescar com a vara. Isso está errado. Por exemplo: Uma vara de 8 a 17 libras ou seja de 3,62 a 7,70 kg. Essa é a especificação das linhas que poderemos usar com essa vara. Se for linha de nylon comum será de 0,20 (8 libras) a 0,28 mm (17 libras) aproximadamente, dentro das especificações adequadas. E não para pescar peixes de 3,6 a 7,70 kg.

Usar linhas muito grossas com varas finas é correr o risco de danificar a vara facilmente, reduzir a vida útil, além de não ter o desempenho adequado.

 

Capacidade de peso para arremesso

Seja iscas artificiais, chumbos, boias torpedos, boias cevadeiras se não quiser ter problemas com a estrutura da vara, tem que seguir rigorosamente essa especificação.

A vara foi projetada para suportar um certo peso e se for ultrapassado, num menor imprevisto pode quebrar.  É por isso que vem especificado para o pescador ter cuidado e saber usar.

Com o peso de arremesso certo a vara terá o máximo de desempenho. Então vejam como é importante seguir todos esses detalhes para ter um conjunto equilibrado para uma pesca eficiente e segura.

Dai a importância de saber ler e interpretar todas as especificações do equipamento, seja para carretilha ou molinete.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba