2 minutos

Caminhada é uma atividade extremamente democrática e acessível, basta calçar um tênis e sair andando. Os benefícios são muitos e vão da perda de peso a redução da ansiedade.

Mas ainda que seja muito fácil e acessível iniciar na caminhada como um atividade regular, quando falamos de trekking, que é antes de tudo uma caminhada, é preciso tomar certos cuidados.

E a busca por informações corretas passa a ser imprescindível, afinal ao entrar em uma travessia, equipamentos e certas habilidades devem estar presentes para evitar situações potencialmente perigosas.

E de encontro a esse pensamento, vem a pergunta: como iniciar no trekking?

Mas a exemplo da caminhada, o trekking também é uma atividade outdoor democrática e de fácil acesso, então praticamente qualquer pessoa pode iniciar no trekking, mesmo sem experiência prévia.

Mas ainda que seja acessível, não basta calçar uma bota e entrar em uma trilha…. é preciso muito planejamento!

Sim, o planejamento vai te livrar de roubadas, fazer com que economize dinheiro e garantir que sua experiência nas trilhas seja acima de tudo prazerosa e não um trágico programa de índio.

Com a riqueza de informações disponíveis na internet já é possível fazer uma boa pesquisa e encurtar caminhos. O que levar, como treinar, alimentação, trekkings para iniciantes e etc… Tudo isso é facilmente encontrado na web, mas atenção!

Não é porque está publicado na internet, que uma informação é necessariamente de qualidade. Tem muita besteira sendo dita por aí e uma boa dica é você se informar sobre a fonte, ou seja, quem é essa pessoa que está “ensinando” pela internet? Verifique sua experiência e aí sim leve em conta o que ele está dizendo.

O treino e a escolha dos trekkings que você vai fazer vão precisar de planejamento com certeza, mas tem um aspecto onde o planejamento vai ser ainda mais fundamental, a compra dos equipamentos.

Sim, caminhada é só calçar o tênis e sair andando, mas no trekking é tudo diferente, pois será preciso equipamentos e não são poucos.

Vão desde a bota e meia até o isolante térmico e saco de dormir, afinal de contas no trekking você carrega sua casa nas costas, ou melhor na mochila, então a escolha dos equipamentos requer muita pesquisa e assim como tudo na vida, qualidade tem custo.

Equipamentos mais duráveis e confiáveis serão mais caros e avalie muito bem em qual tipo de equipamento você pode economizar. Um exemplo é o saco de dormir, não economize nesse item, analise os melhores do mercado, pois é um item que pode literalmente salvar sua vida.

Se você decidir tocar piano provavelmente vai buscar aulas de piano certo? No trekking isso não é uma necessidade absoluta, mas fazer um curso de trekking pode te ajudar em muito a atingir seus objetivos com segurança e ainda economizar muito dinheiro, pois com uma orientação correta você vai investir apenas no que realmente precisa, então procurar por um bom curso de trekking pode ser uma ótima opção e no Brasil temos vários, basta dar uma pesquisada na internet e será possível encontrar alguns muito bons!

É isso pessoal! O trekking está aí para todos, então vá para a vida ao ar livre!

 

Kiko Araujo

www.geartips.com.br