3 minutos

Existem diferentes tipo de linhas para pesca, veja quais são as principais caracteristicas de cada uma:

Linhas de monofilamento ou de nylon

É a linha de nylon tradicional e que a maioria dos pescadores conhecem por ser muito prática para pescar. Além de ter o custo mais baixo, ultimamente tem evoluído bastante em sua composição, proporcionando maior resistência e menos elasticidade para alguns tipos de pescas.

 

Características:

Um único fio maciço de nylon;

Fabricada em diversas bitolas, adequada para pesca de peixes pequenos, médios e grandes (temos linhas bem finas e até linhas muito grossas);

Proporciona menos atrito dentro da água por ser um único fio maciço;

Não absorve água;

Maior índice de elasticidade;

Permite ser fabricada em diversas cores (desde incolor, cores camufladas, cores vibrantes para pesca moderna e até multicolorida);

Possibilidade de ter linhas duras ou macias (linhas duras para líder e macias para uso no molinete ou carretilhas por ter baixa memória, facilitando o arremesso);

 

A Pesca Brasil tem vários modelos de linhas de monofilamento, com alta tecnologia e resistência acima do convencional.

 

Linha monofilamento de fluorcarbono

Linha de monofilamento com alta resistência à abrasão. Produto moderno, desenvolvido para fazer o líder ou shock leader. Sua densidade é maior que as linhas de nylon normais, por isso é uma linha mais pesada com tendência a afundar na água. Usa-se em locais com fundo de pedras, cracas ou qualquer outro material cortante. Normalmente como líder se usa um tamanho menor que o comprimento da vara de pesca que está sendo utilizada.

Em pesca vertical embarcada, o tamanho deverá ser maior prevenindo possíveis contato e atritos com o fundo do barco.

É muito utilizado na pesca com iscas artificiais onde a linha do molinete ou carretilha é de multifilamento sendo necessário um líder de fluorcarbono.

Na loja virtual NautikaLazer você encontra informações sobre a linha de monofilamento com fluorcoating da Pesca Brasil (linha de nylon com cobertura de fluorcarbono para confecção de lider).

 

Linha de multifilamento

Linha moderna com grande resistência à tração (em média, 4 vezes mais resistente que o nylon). Tem a aparência de uma linha de costura de tecido por ser confeccionada com fibras de poliamida (Dyneema ou Spectra).

Inicialmente foi produzida com 4 fios trançados (4x) e atualmente é produzida, também, com 8 fios trançados (8x). A resistência entre elas são similares. A diferença é que a de 8 fios é mais macia e lisa, com a trama do trançado mais fechada, absorvendo menos água.

É muito adequada para pesca que precisam de respostas rápidas nas fisgadas ou no trabalho de iscas artificiais, por ela não ter elasticidade.

Por ser mais resistente que o nylon, é possível usar linhas mais finas para ter menos atrito na água ou correnteza, usar chumbos ou jigs mais leves, melhorando muito na sensibilidade no toque do peixe na isca. Fica mais perceptível.

Como exemplo de resistência, uma linha 0,16 mm de multifilamento, equivale à resistência de uma linha 0,35 mm de nylon.

Tem baixa resistência à abrasão, por isso é necessário sempre usar um líder de monofilamento (linha de fluorcarbono).

 

Características:

Composta por vários fios trançados;

Muito resistente à tração, comparada com o nylon;

Fabricada em diversas bitolas (mas os fabricantes especificam a resistência em libras);

Absorve água;

Elasticidade praticamente zero;

Ideal para pesca com iscas artificiais;

Cores com tingimento das fibras;

Não tem memória, ideal para uso em carretilhas e molinetes;

Adequada para pesca vertical em grandes profundidades;

 

Conheça mais sobre a linha de multifilamento da Pesca Brasil, Eclipse Pro com 5 fios trançados (5x) e a Eclipse Ultra com 9 fios trançados (9x), visitando a loja virtual NautikaLazer, na seção de pesca.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba