3 minutos

Amigos esse é um tema muito interessante, mas também com muitas informações. Isso graças às riquezas naturais de nosso País.

A região sul do Brasil é composta por três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para começar o tema, gostaria de citar que temos peixes de água doce, água salgada e os exóticos ou introduzidos de outras regiões.

Esse conteúdo como não é científico, vou focar nas principais espécies para a pesca esportiva.

 

Peixes de água doce

Começando pelos peixes nativos de água doce, a região sul é a que tem os invernos mais rigorosos, ou seja, a região mais fria do País. Assim para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, não temos tradição de grandes exemplares de espécies nativas. Outra característica interessante é que os rios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina formam a bacia do Rio Uruguai que não é tão grande se comparado com as outras bacias do País como a do rio Paraná, Rio São Francisco e Amazonas.

Nesses estados temos: Dourados, Pintados, Jundiás, Curimbatás, Piaparas, Traíras, Lambaris, Carás, Mandís, Jacundás (Joana);

Já os rios do estado do Paraná em sua grande maioria desaguam no rio Paraná dividindo todas as espécies de peixes dessa importante bacia hidrográfica onde podemos encontrar grandes exemplares.

As principais espécies são: Dourados, Pacus, Pintados, Piaparas, Piaus, Curimbatás, Piraputangas, Piracanjubas, Tubaranas, Traíras, Mandís, Jacundas, Piranhas, Saicangas, Peixe Cachorro, Lambaris, Carás e os Tucunarés (peixe exótico da bacia do Amazonas);

A maioria dessas espécies são a grande alegria dos pescadores esportivos.

 

Peixes de água salgada

Já em água salgada, o Sul leva vantagem por estar mais próximo do polo sul (Antartida), que é muito rico em alimentos para os peixes. Através das correntes marítimas, esses alimentos chegam até ao litoral sul do País trazendo consigo uma grande variedade de peixes, geralmente em grandes cardumes, abastecendo a pesca comercial.

Para a pesca esportiva, tem muitas opções de peixes considerando as espécies locais e as migratórias. Citando algumas vamos encontrar, Pampos, Olhetes, Corvinas, Anchovas, Tainhas (tem até o festival de Tainhas em Santa Catarina), Olho de Cão, Robalos, Espadas, Bicudas, Palombeta, Bagres, Gordinho, Guaivira, Carapicus e muitas outras.

 

Peixes exóticos ou introduzidos

Falando agora de peixes exóticos ou introduzidos, é no Sul que temos os melhores pesqueiros de Black Bass como também de Traíras. Os Black Bass, originários dos EUA, se adaptaram muito bem no Sul do País tornando-se a preferência de muitos pescadores.

Hoje temos um fenômeno que acontece em quase todo o País que são os pesqueiros. Através deles temos peixes de todas as bacias hidrográficas, implantados em todas as regiões. Através da engenharia genética e aprimoramento de manejo é possível encontrar nos pesqueiros do sul muitas espécies amazônicas de grande porte para a alegria dos pescadores esportivos. Então é possível encontrar nos pesqueiros, Pirarucus, Pirararas, Tambacus, Tambaquis, Pincacharas, Cachapiras, Patingas, Pacus, Pintados, Tucunarés, Carpas, Cat Fis, etc;

Mas a preferência nacional são as Tilápias que estão se tornando o primeiro peixe pescado na vida de muitos pescadores iniciantes. E no Sul não poderia ser diferente. É um dos peixes mais pescados, seja em ambientes artificiais ou naturais. Tem em abundância, de fácil procriação, altamente adaptável para resistir o frio do Sul e no geral, muito resistente com ótimo aproveitamento da carne muito saborosa.

 

Campeonato Brasileiro em Pesqueiros

O Sul também participa em várias etapas do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros onde essa modalidade é muito fomentada. Também o nosso mais importante canal de pesca na TV e rede sociais (Fish TV) é sediado no Rio Grande do Sul. Muito bom para a pesca na região.

 

A Pesca Brasil e a Nautika, têm equipamentos e acessórios para pesca de rios, lagos, mar, praias e pesqueiros.

 

Acesse a loja virtual “Nautika Lazer” e faça suas compras.

 

Um grande abraço e boas pescarias!

 

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.