2 minutos

Bom, você está montando seu equipamento de camping ou trekking e chegou a hora de comprar seu saco de dormir.
Você vai perceber nas lojas que existem diversos modelos, marcas e especificações, então aqui vão algumas dicas bem básicas que podem lhe ajudar a comprar um saco de dormir que vai lhe atender:

– Nunca compre seu saco de dormir pela temperatura EXTREMA ou RISCO! Essa é a dica mais importante! É um erro comum as pessoas comprarem o saco olhando essa faixa de temperatura, mas como o próprio nome diz, são faixas de risco, ou seja, nessas temperaturas o saco vai lhe manter vivo por algumas horas e você vai estar correndo sério risco de hipotermia. Então, esqueça essa faixa de temperatura, não é ela que importa na compra do saco de dormir.

Devo pesquisar qual a faixa de temperatura?

Bom, se você for mulher veja a faixa de CONFORTO do saco e se for homem a faixa LIMITE, isso porque os bons sacos de dormir do mercado seguem normas para homologar e definir suas faixas de temperatura, e essas faixas são diferentes para homens e mulheres.

– Um saco de dormir para todas as temperaturas não existe! Simples assim, não existe mesmo. Não adianta querer ter um saco que vá lhe garantir na Serra Fina no inverno e ainda ser confortável na Ilha Grande no verão. Não existe! Mas de uma forma geral, falando de Brasil, um saco que suporte 0 grau (conforto ou limite), vai atender a enorme maioria das situações por aqui, então pode ser uma boa ver sacos nessa faixa.

Enchimento de pluma ou sintético?

Você já deve ter ouvido falar que o enchimento do saco de dormir pode ser de material sintético ou de pluma de ganso. Cada um tem sua vantagens e desvantagens, de uma forma geral:

– Enchimento sintético – Mais barato, porém mais volumoso e pesado. Tem a vantagem de mesmo quando molhado manter seu poder de isolamento térmico.

– Enchimento de pluma – Mais caro, porém mais leve e menos volumoso. Se molhar perde a função de isolar a temperatura, porém quando secar volta a funcionar normalmente.

– Acessórios são importantes! Saiba que não adianta ter um super saco de dormir em cima de um isolante térmico de má qualidade, ou seja, se vai para frio e precisa de um saco de dormir potente, busque um isolante térmico potente também. Outro acessório que vale muito a pena são os liners, que são “lençóis” para sacos de dormir. Vão potencializar a temperatura e ainda ajudar a manter seu saco de dormir limpo, pois evita o contato da sua pele com o saco.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika!