3 minutos

Você comprou um saco de dormir que promete que vai lhe manter aquecido se enfrentar uma temperatura de 0 grau, mas ao usar o saco na sua barraca em uma temperatura de 5 graus você passa uma noite terrível de frio… O saco de dormir é de má qualidade? O fabricante mentiu quando definiu a temperatura? Provavelmente nem uma coisa nem outra, o que acontece é que comprar um saco de dormir é menos simples do que parece e você precisa entender como funcionam as temperaturas dos sacos de dormir.

As marcas mais técnicas do mundo seguem normas internacionais para definir a faixa de temperatura de seus sacos de dormir!

A marca alemã Deuter por exemplo segue a norma europeia EN13537 –  ou seja, as faixas não foram apenas colocadas lá, existe uma ciência e muito teste envolvido para que possam definir as faixas com segurança. Outras marcas que não seguem normas também fazem seus testes, pois oferecer um produto como um saco de dormir é uma grande responsabilidade.

Mas se existem normas, ciência e testes, porque a temperatura anunciada não atende a uma pessoa e atende a outra? A principal causa disso é porque o saco de dormir não aquece e não gera calor, tudo o que ele faz é isolar o calor que vem do seu corpo, simples assim! O responsável pela geração do calor é o seu corpo, e como anda sua usina de calor? Ou seja, seu corpo?

Sacos de dormir e suas temperaturas

Sacos de dormir e suas temperaturas

Situações como desidratação, desnutrição e exaustão (fáceis de acontecer em ambientes outdoor) vão afetar diretamente a capacidade do seu corpo de gerar calor, outros fatores como idade, massa corpórea e se o indivíduo é homem ou mulher também mudam drasticamente a tolerância ao frio, portanto as variáveis que podem ser evitadas ou controladas (alimentação, hidratação e condicionamento físico) devem ser observadas, já outros fatores como idade e gênero não são modificáveis, mas é preciso que se tenha ciência sobre isso.

Falando de gêneros, as marcas que seguem a norma EN13537 definem uma faixa de temperatura para mulheres e no mesmo saco a temperatura para homens, isso porque de uma forma geral as mulheres sentem mais frio que os homens, então no mesmo saco de dormir (de uma marca que segue as normas) você vai encontrar 3 faixas de temperatura:

 

Temperatura de Conforto :

É a temperatura na qual uma mulher padrão dormirá confortavelmente;

Temperatura Limite :

Temperatura mais baixa na qual um homem padrão dormirá confortavelmente. Também referida como Temperatura de Transição;

Temperatura Extrema:

A partir desta faixa de temperatura (faixa de risco), uma forte sensação de frio deve ser esperada. Existe risco de danos à saúde por hipotermia. A norma define como sendo a “temperatura onde uma mulher padrão, em condições de frio extremo, vai resistir apenas por um período de 6 horas. Para minimizar perda de calor no saco de dormir, ela está em posição fetal. A temperatura da pele está em 29 °C e o metabolismo basal ligeiramente aumentado por ela estar tremendo. Existe grande risco de hipotermia.”

 

Então de uma forma resumida as mulheres devem escolher seu saco de dormir observando a temperatura de CONFORTO, enquanto os homens devem escolher de acordo com a temperatura LIMITE, e ninguém de comprar um saco de dormir considerando a temperatura EXTREMA, pois essa é apenas para casos de emergência e não para uma boa noite de sono.

Observar essas faixas ao comprar seu saco de dormir e os fatores que podem prejudicar sua performance nas suas atividades já são ótimos passos para que faça uma escolha correta.

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!

 

Boas trilhas!