1 minuto

Chegou a hora de lavar sua mochila certo?

Aqui vão algumas dicas para que você a lave corretamente e dessa forma aumente a vida útil do seu equipamento:

 

  • Não lave com frequência! Claro que se ela pegou uma tempestade e está cheia de lama, você vai precisar lavar, mesmo que já tenha lavado recentemente, mas fora isso não lave a mochila com muita frequência, apenas quando estiver realmente precisando.

 

  • Não lave na máquina!! Se a sua mochila cabe na máquina de lavar (as cargueiras com certeza não vão caber), é tentador jogar ali dentro e pronto, mas não faça isso! Máquinas de lavar são destruidoras de mochilas… Não é raro que as tiras se enrosquem e a mochila saia toda danificado.

 

  • Use água morna e sabão neutro e esfregue a mochila com escova macia. Não use uma escova com cerdas duras e NUNCA esfregue a mochila por dentro, pois isso pode danificar o tratamento de repelência a água que as mochilas costumam ter.

 

  • Uma boa dica é lavar no banho, pois mochilas maiores podem ser difíceis de lavar no tanque.

 

  • Com a mochila lavada, enxague muito bem e deixe secar na sombra, e só usar/guardar a mochila quando estiver completamente seca.

 

E sobre manutenção?

Também vale você criar alguns hábitos para aumentar a vida útil da mochila:

 

  • Ao voltar da atividade se certifique que não tenha nenhum resto de comida, folhas, galhos e etc, na mochila, pois material orgânico vai propiciar a proliferação de bactérias e/ou fungos que ao longo do tempo vão causar danos.

 

  • Manter os zíperes limpos e lubrificados é uma boa ideia. Você pode usar uma escova de dentes para tirar a sujeira e lubrificar com silicone líquido ou óleo Synger.

 

  • Se a mochila vai ficar longos períodos guardada, vale a pena deixar em local seco e arejado para evitar umidade. Uma boa dica é utilizar aqueles sacos de compactação de roupas a vácuo.

É isso! Algumas boas dicas que vão te ajudar a manter sua mochila pronta para o uso por mais tempo!

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika