Como arrumar a mochila de trilha?

Não há nada pior do que perceber que você colocou sua jaqueta impermeável no fundo da mochila de trilha quando uma chuva torrencial te pega de surpresa. Ou quando você precisa ir ao banheiro e não consegue achar a sua pá e o papel higiênico ao ponto de precisar espalhar os objetos da sua mochila para tentar encontrar o que precisa às pressas.

Uma mochila bem organizada torna sua caminhada muito mais confortável e prática, por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de organizar sua mochila:

 

Escolha uma mochila boa

Escolher a mochila certa para sua viagem vai facilitar muito a organização dela. Quanto tempo dura a sua viagem? Quanta comida e água você vai carregar? Quantas roupas você precisa?

Uma mochila desconfortável não é nem um pouco divertida durante uma caminhada longa. Algumas mochilas para trilha podem parecer iguais, mas nem sempre elas são. Diferenças entre tamanhos, medida de torso, costado, estrutura, capacidade de carga e o design da mochila podem fazer muita diferença de uma pessoa para outra. Características assim também podem fazer com que aquela mochila sirva para um tipo de atividade, mas não sirva para outro tipo, por exemplo.

 

Cuidado com as coisas extras

Aprender o que é essencial faz parte da sua jornada como caminhante, mas o princípio básico que você deve ter em mente é tentar deixar a sua mochila o mais leve possível (sem afetar sua segurança). Coloque todos os seus equipamentos espalhados no chão e observe com atenção cada um deles. Dependendo do tamanho da sua mochila você terá muito espaço para levar alguns itens a mais, é aí que mora o perigo. Algumas pessoas veem esse espaço extra e vão colocando coisas desnecessárias na mochila.

Faça uma seleção de todos os itens que são absolutamente essenciais. Isso inclui sua barraca, sistema de dormir, kit de primeiros socorros, roupas, fogareiro, etc. Então você pode criar uma segunda pilha de equipamentos, vamos chamar essa segunda pilha de “pode ser que eu precise disso”. Agora começa o seu processo de seleção e desapego. Você precisará desses equipamentos todos os dias? Não é algo fundamental? Não afeta a sua segurança? Então não leve.

Quanto menos peso você tiver que carregar, melhor será a sensação da sua mochila nas suas costas durante a caminhada, e mais fácil será o processo de organização dela.

Nas suas primeiras trilhas você vai acabar levando algumas coisas a mais. Com o tempo e a prática isso vai mudando, acostume-se a observar tudo que você usa e o que não usa durante cada viagem. Comece a eliminar os itens que não são usados, e aos poucos você encontrará a sua lista ideal de equipamentos.

 

Organize sua mochila de trilha em camadas

As mochilas de trilha devem ser organizadas em camadas com base no peso e no uso dos equipamentos. Os itens mais pesados ​​devem ficar perto de suas costas para manter o centro de gravidade. Os itens menos usados ​​vão para a parte inferior e os itens de que você pode precisar durante o dia vão para a parte superior. Dessa forma, você não terá que remexer e tirar tudo da sua mochila quando precisar do papel higiênico ou da jaqueta impermeável.

Embaixo

É aqui que você coloca as coisas de que não precisa enquanto estiver caminhando, como seu sistema de dormir (barraca, saco de dormir, isolante inflável, travesseiro, etc).

No meio

É aqui que você coloca seus itens mais pesados. Para manter o seu centro de gravidade equilibrado durante a caminhada você deve posicionar os itens pesados ​​o mais próximo possível das suas costas. Esses itens são representados pela sua comida e quaisquer outros itens pesados, como garrafas de água extra.

No alto

Aqui é onde você coloca os itens que devem ficar mais acessíveis. O que vai ficar na parte mais alta da mochila pode mudar com base no dia da caminhada.

Algumas mochilas têm mais de um bolso na tampa, separe seus objetos pelos bolsos levando em conta a sua necessidade de acesso a eles. Canivete, carteira e papel higiênico são alguns itens que podem ir na parte superior da sua mochila.

O bolso frontal expansível

Algumas mochilas de trilha possuem um bolso frontal expansível. Por estar do lado de fora, esse bolso é um ótimo local para quaisquer itens que possam danificar as coisas dentro da sua mochila, itens úmidos ou que estão sujos. Esse bolso é ótimo para levar a jaqueta impermeável ou uma roupa úmida que precisa secar.

Bolsos laterais

Este é o melhor local para posicionar suas garrafas de água. Algumas mochilas de trilha possuem um desenho que facilita o acesso aos bolsos laterais, isso é muito útil durante a caminhada quando você precisa beber água e não quer ter que parar, tirar a mochila e finalmente pegar a sua garrafa.

Bolsos da barrigueira

Barras de cerais, pequenos lanches, um pequeno tubo de protetor solar e protetor labial, meu telefone (dentro de um saco estanque pequeno) e quaisquer outros itens de alto uso que eu não quero ter que pegar dentro da minha mochila ficam nestes bolsos. Se você não tiver bolsos na barrigueira da sua mochila, você pode usar uma pochete para transportar esses itens menores. Não será tão prático quanto os bolsos na barrigueira, mas é uma solução improvisada para manter a acessibilidade.

Agora que você já conhece alguns princípios-chave por trás da arte da organização de mochilas de trilha, está na hora de praticar. Então pegue a sua mochila, organize tudo e vá para as trilhas!

 

Um grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika!

 

(Texto por: Louise Coghill / Blog Sea to Summit – com adaptações)

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *