2 minutos

Um tema extremamente pertinente entre os praticantes de campismo, ainda mais nos períodos de chuva intensa, como o verão, por isso, viemos trazer algumas informações importantes.

Embora que não seja recomendado acampar em dias chuvosos ou em que há a possibilidade precipitação intensa, em casos de mudança brusca de temperatura durante a sua aventura, é importante seguir algumas orientações!

Como muitas viagens são planejadas com meses de antecedência, o alerta a previsão do tempo é sempre importante, já que em alguns lugares e situações, a chuva pode colocar em risco a segurança de pessoas e equipamentos.

1- Atenção ao tempo!

Fique de olho nas previsões desde a escolha das datas até separação de equipamentos.

2- Sempre tenha a disposição, equipamentos específicos para todas as situações!

Mesmo que não chova, o quesito segurança precisa estar em primeiro lugar, por isso, escolha por barracas 3 ou 4 estações e que possuam certa resistência a água.

3- Durante o acampamento, fique atento a alagamentos!

Em caso de chuva no camping, olhe sempre ao redor, observe se não há algum tipo de poça d’água perto da sua barraca e certifique de que ela não esteja abaixo de nenhuma árvore.

4- Antes de montar a barraca, fique de olho no solo!

É uma dica simples, mas que passa abatida por muitos, não devemos montar a barraca perto de árvores pois durante esse tipo de situação, alguns galhos podem cair e causar danos a sua barraca.

5- Fique de olho em raios e relâmpagos, inclusive, temos uma matéria aqui em nosso blog com dicas sobre esse tema!

São dicas simples, porém, extremamente importantes para esses casos, evitando assim, possíveis transtornos.

Um fator importante que tem chamado a atenção de especialistas no assunto, é a utilização das famosas “luzes ou lâmpadas decorativas” nas barracas, por se tratar de um objeto com carga elétrica, elas não podem ser molhadas, pois podem causar curtos e acidentes.

Uma dica extra é utilizar uma lona para cobrir a região em que sua barraca está montada, ela pode evitar o acúmulo e a queda de água em áreas próximas de você!

Ao montar seu equipamento, nunca esqueça de esticar ao máximo o sobreteto, fazendo com que a performance da impermeabilização não seja prejudicada.

Com esses fatores, você poderá acampar de uma forma mais segura e confortável em suas viagens.

Um grande abraço e boas aventuras!