2 minutos

Sabia que segundo o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o campeão mundial em incidência de raios? E para muitos especialistas, 80% das mortes causadas por raios poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como se proteger.

Pensando na quantidade de chuvas, principalmente as torrenciais, que se aproximam devido ao verão, resolvi escrever e contribuir com nossos aventureiros de plantão para maior segurança em suas aventuras.

Geralmente quando vamos acampar, a primeira coisa que vemos são pessoas procurando uma boa sombra para montar sua barraca. Nada mal, mas se estiver chovendo pode ser muito perigoso.

 

O que fazer?

As vezes a incidência de raios tem que ser nossa primeira preocupação, pois as árvores, principalmente pinheiros, são atrativos para essas cargas elétricas, que pode atingir quem estiver por perto. Outro detalhe muito importante é a queda de galhos devido a chuva de vento, sendo assim temos que tomar muito cuidado e se possível, ficar distante de árvores em áreas isoladas.

Como gosto de sombra, dou preferência para um gazebo e lona, o que auxilia não somente na chuva, mas também em  caso de sol, pois  tem grande serventia, mas fique atento sempre ao risco de tempestade, pois as barracas sofrem muito com a ação do vento.

Se for acampar e percebe que uma tempestade com raios se aproxima, os riscos são muito grandes, principalmente em um local onde você não tem como se proteger. Por isso na hora de acampar, a escolha do espaço também passa pelo solo e inclinação, evite terrenos com possíveis alagamentos e solos encharcados, eu particularmente gosto de acampar em área com uma leve “caída” o que traz mais tranquilidade.

Evite acampar em áreas altas, abertas, descampados, beira de lagos e qualquer lugar onde você seja o ponto mais alto, pois você pode ser um dos principais alvos do raio. Nunca fique próximo ou em baixo de objetos metálicos, porque eles também atraem raios.

Se uma tempestade te pegar de surpresa ou desprevenido, nunca fique dentro da barraca, o ideal é procurar um local seguro para se abrigar. A barraca por possuir partes metálicas na estrutura pode ser um ponto de atração para os raios.

Jamais fique deitado, principalmente se estiver usando um isolante térmico aluminizado, além de atrair ainda mais os raios, se acontecer do raio cair em um local próximo e você estiver deitado, a corrente vai atingir todo o seu corpo indiretamente.

 

Como se proteger?

Para se proteger busque um abrigo, de preferencia uma estrutura de concreto, caverna, casa, galpão, etc., também pode ficar dentro do carro. Se estiver em campo aberto e não conseguir um abrigo, faça do corpo uma “bola com pés”, acocorando-se com eles o mais junto possível e não toque com as mãos no chão, fique nessa posição até a tempestade passar. Tenha certeza que a tempestade passou completamente antes de prosseguir com sua aventura.

Mesmo com essas dicas acampar sob grandes tempestades é muito perigoso, por isso aquela consulta básica no boletim meteorológico ajuda e muito na programação de sua aventura.

 

Um grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika!