1 minuto

Você já deve ter visto em alguma trilha alguém com a mochila cheia e ainda com um monte de coisa pendurada, como caneca, isolante térmico e até bota, certo?

Bom, se você não viu é porque talvez esse alguém seja você, mas não faça isso!

O ideal é que TODO o seu equipamento vá dentro da mochila, é para isso que ela serve, carregar tudo de forma organizada e equilibrada, assim além de ficar tudo protegido da chuva e de danos que podem ser causados por trilhas mais fechadas, a mochila vai permanecer em perfeitas condições de uso para que o peso fique confortável e não um tormento.

Lembro que no primeiro treinamento da Deuter em que Pedro e eu participamos na Alemanha, a gente aprendeu que: Se seu equipamento não está cabendo dentro da mochila ou você precisa de uma mochila maior ou reduzir o equipamento (pode ser tirando itens não essenciais ou investindo em equipamentos mais compactos), ou seja, tenha uma mochila com um tamanho que lhe atenda.

Com tudo dentro a mochila vai ficar mais confortável, seu trajeto será mais fácil e ainda vale lembrar que as capas de chuva que protegem a mochila foram feitas para cobri-la em seu tamanho normal, não vão funcionar com volumes pendurados do lado de fora.

Mas nem sempre é possível e em determinadas trilhas será mesmo preciso carregar mais equipamentos que o normal e não vai ter jeito, você vai ter que levar coisas do lado de fora. Nesse caso o primeiro item que vai para fora é o isolante de EVA, pois apesar de leve é muito volumoso, então uma dica, se precisa mesmo carregar seu EVA do lado de fora, faça no meio da mochila e não coloque em nenhum dos lados, pois isso vai favorecer o equilíbrio e evitar que o isolante vá prendendo em galhos e etc.

 

Nesse Vídeo o Pedro mostra uma forma bem interessante de fazer isso:

 

Abraços e boas trilhas!

 

Kiko Araujo

www.geartips.com.br