1 minuto

O saco de dormir não te aquece! Parece estranho falar isso, mas a verdade é que o saco de dormir não é mesmo o que lhe aquece, quem faz isso é o seu próprio corpo, ou seja, o calor que você gera. E o saco de dormir tem a função de “aprisionar” esse calor e dessa forma você dorme aquecido.

O que vai determinar a capacidade de isolamento térmico do seu saco de dormir será o enchimento, que pode ser de pluma ou sintético, mas independente do enchimento é preciso ficar atento a um erro muito comum que as pessoas cometem: Tirar o saco de dormir do saquinho de compressão apenas na hora que for de fato dormir. Isso é errado.

Para que o saco de dormir e seu enchimento possam fazer o papel de isolar e manter o seu calor é preciso que suas fibras (de pluma ou sintéticas) estejam infladas, ou seja, cheias de ar, pois é esse ar que vai segurar o calor. Portanto se você retira o saco de dormir todo amassado/compactado do seu saquinho de transporte e entra direto, vai passar um bom tempo até que as fibras se inflem e o saco de dormir comece de fato a cumprir seu papel. Resumindo, você vai passar um tempo sentindo frio e quanto mais frio você sente menor será sua capacidade de gerar calor e mais tempo vai levar para que o sistema funcione.

Então uma dica muito simples e eficiente é: ao montar seu acampamento já estique o isolante térmico e monte o saco de dormir em cima dele e vá fazer outras atividades, seja cozinhar, fazer um bate e volta em um cume ou ficar trocando ideia com seus amigos, dessa forma quando for a hora de dormir seu saco já vai estar inflado o suficiente para trabalhar por você e lhe manter quentinho.

Caso você chegue no acampamento e precisa dormir rapidamente, você pode inflar manualmente, o que basicamente é chacoalhar o saco diversas vezes.

 

Nesse vídeo o Pedro mostra como fazer!

 

Abraços e boas trilhas!

 

Kiko Araujo

www.geartips.com.br