2 minutos

Com a decisão de percorrer o Caminho de Santiago tomada, o primeiro passo a seguir é a escolha dos equipamentos principais e, assim como as botas, a mochila é, com certeza, um dos itens principais para essa empreitada e, por isso, precisa ser escolhida com cautela e muita pesquisa.

Antes de mais nada, é preciso entender que, apesar de se tratar de um trekking mais longo (ainda que existam outros caminhos), o Caminho de Santiago de Compostela não se trata exatamente de um trekking, mas, de um hiking, ou seja, ao longo da sua caminhada, você não vai precisar levar itens como barraca, fogareiro, cartucho de gás e outros itens de cozinha, pois, ao longo do percurso você encontrará hospedagens para descansar.

Já vimos que a mochila não precisa ser muito grande, correto?

As mochilas entre 30 e 40 litros são suficientes para atender os peregrinos, a partir disso, se você decidir pegar um modelo maior ou menor vai depender muito da quantidade de equipamentos que serão levados, principalmente as roupas.

Outro ponto extremamente importante é o peso, por se tratar de uma caminhada longa, você precisará otimizar a sua energia, por isso, reduzir a pressão da mochila em sua coluna é ideal. Mochilas mais estruturadas são relevantes para essa situação, pois serão semanas de caminhada e uma mochila sem ou com pouca estrutura não irá te trazer conforto, ainda mais longos períodos e pode até resultar em problemas de saúde no futuro.

Tido isso, é importante salientar que a transferência de peso da mochila para o quadril é o que precisa ser observado.

Outros pontos a serem observados:

  • Capa de chuva – Item fundamenta mesmo nos dias sem chuva, ela vai ajudar a proteger sua mochila e equipamentos.

 

  • Sistema de ventilação – Um bom sistema de ventilação no costado vai reduzir sua transpiração e melhorar a performance durante a caminhada.

 

  • Bolsos de fácil acesso – Itens como headlamp (lanterna de cabeça) e anorak (jaqueta impermeável) devem ficar sempre à mão.

 

  • Porta bastão de caminhada – Bastões de caminhada são super indicados para peregrinos, então é importante que a mochila tenha os loops para fixa-los quando não estão em uso.

 

Uma última dica: Se você for mulher, busque por um modelo feminino, pois grandes marcas como a Deuter têm modelos desenhados para atender a ergonomia feminina.

 

Um grande abraço e boas aventuras!

 

Texto escrito pelo nosso parceiro Kiko Araújo.