2 minutos

A linha de pesca é sem dúvida um dos componentes da pesca que tem evoluído muito com o passar do tempo. Novos materiais foram desenvolvidos, dando maior eficiência para o pescador e mais emoção na captura dos peixes.

Lembrando sempre de que quando o assunto é linha de pesca, escolher o produto proporcional a sua tralha, vai fazer com que o momento da pesca seja mais prazeroso e também ajudar a preservar o seu material, não o forçando além do limite.

Aliás, quando o limite do material estiver próximo, quem deve se romper sempre é a linha de pesca.

 

Podemos dividir as linhas de pesca em 3 grupos:

1. Monofilamento: A mais antiga das linhas desenvolvidas, até hoje a linha de monofilamento se destaca por sua transparência, grande tolerância a abrasão e elasticidade. Constituída por um único fio de nylon 100% poliamida.

Seu custo costuma ser mais barato em relação as demais linhas, além de possuir diversas opções de diâmetro.

 

2. Fluorcarbono: Este tipo de linha está dentro das monofilamentos por também serem constituídas por um único fio. O fluorcarbono é um fluorpolímero termoplástico não reagente, sendo considerado um produto de grande tecnologia com alta resistência a solventes, ácidos e calor.

Com ela é possível assimilar a luz, o que deixa a linha praticamente invisível na água. Tem como característica a resistência à abrasão, podendo ser usada em locais com pedras, galhos e locais com muitos enroscos, além da possibilidade de manter sua força mesmo quando molhada, já que não absorve água. Comumente usadas para confecção de líderes.

Uma boa opção que tem surgido no mercado, são as linhas FluorCoating – que são linhas híbridas de nylon no seu interior, revestida de material fluorpolimero.

Um pouco mais elástica do que as linhas de flurcarbono, mas com custo extremamente barato.

 

3. Multifilamento: As linhas de multifilamentos, são compostas de fibras sintéticas Dyneema ou Spectra, entrelaçadas em 4, 5, 8, 9, 12 e 16 fios, gerando uma linha muito fina e de grande resistência.

As linhas de multifilamento são extremamente fortes e muito rígidas, fazendo com que o pescador tenha muita sensibilidade quando o peixe ataca a isca. Excelente material para ser usado na modalidade de pesca esportiva com iscas artificiais.

Por serem rígidas, não são muito resistentes a abrasão e por isto se recomenda a utilização de um leader de fluorcarbon ou fluorcoating.

 

Cuidados com as linhas:

As linhas são muito sensíveis ao sol e a água salgada, portando a manutenção correta após a pescaria pode ajudar a preservar a linha em boas condições por mais tempo.

Um dos processos mais utilizados para aumentar a vida útil das linhas, é lavá-las muito bem após cada pescaria, mantendo a linha submersa durante várias horas em água doce sem detergentes, lubrificantes ou qualquer tipo de reagente.

 

Boas pescarias!