Amigos internautas e pescadores, falar de varas de pesca é talvez, falar do equipamento mais importante que temos na pesca moderna. É ela que nos dá segurança, preservando a linha, permitindo fisgadas seguras e certeiras, que arremessa o anzol onde precisamos e transmite toda a emoções das capturas dos peixes, proporcionando muitas alegrias.
Fibras de vidro e fibras de carbono
Tradicionalmente temos varas de fibras de vidro e fibras de carbono. A fibra de vidro prioriza a resistência, mas devido ao material é sempre uma vara que tem o peso maior, não adequado para algumas técnicas de pesca, mas muito utilizada na pesca de espera em rios.
Já a fibra de carbono, pelas suas características, prioriza a leveza. Assim é uma vara ágil e prática para usar em pesca com iscas artificiais. Nos últimos tempos é a que recebeu o maior índice de evolução. No entanto é uma vara muito resistente à flexibilidade, mas há de se ter cuidado em não bater em quinas ou prensá-la em algum lugar, marcando sua superfície parecida com uma camada de verniz. Isso pode ocasionar sua ruptura na hora da briga com um peixe.
Indústrias de varas de pesca
As indústrias de varas de pesca, continuamente procuram melhorar e adequar seus produtos de acordo com as necessidades dos pescadores e do mercado. A grande maioria das indústrias ficam fora do País principalmente as varas de carbono, concentrando-se na Ásia onde se tem maior disponibilidade de matéria prima e tecnologia. No Brasil, temos algumas empresas que produzem varas de fibras de vidro e fibra mista de boa qualidade.
Para quem vai numa loja de pesca nos dias de hoje é de ficar desorientado tal quantidade de varas disponíveis para comprar. Isso em razão talvez da maior novidade dos últimos tempos.
No passado, as indústrias de varas desenvolviam produtos para mercados representativos como EUA, Japão, Ásia e alguns países da Europa.
O Brasil apesar do grande potencial de pesca que tinha, importava produtos adaptados para as nossas necessidades. Hoje isso mudou e as importadoras têm a facilidade de pedir a produção de varas específicas para o uso na pesca de nossos peixes e nossas estruturas de pesca. Daí o motivo de muitos modelos. Somando-se a isso várias marcas, a quantidade de varas disponíveis é enorme.
Vara adequada para cada necessidade
Também temos que considerar que para cada espécie de peixes temos uma vara adequada então temos diferenças de libragens, comprimentos, capacidades de arremessos e flexibilidade (lenta, média ou rápida). E mais um detalhe, tem varas para carretilhas e para molinetes.
Independente da disponibilidade de modelos e novidades, o importante é sempre comprar uma vara que faça um conjunto equilibrado para sua necessidade. Para quem se dedica à pesca é inevitável ter uma coleção de varas.
O que é Grafeno?
O maior destaque do tema de hoje, fica por conta de uma nova linha de produtos desenvolvidos com uma fibra muito comentada aqui no Brasil por termos grande disponibilidade dessa matéria prima. O Grafeno. As características desse produto são muitos adequadas para a produção de varas de pesca. É muito mais resistente que o grafite, muito leve pois permite produzir a manta mais fina que a ciência conseguiu construir até hoje. Sua aplicação será revolucionária em quase todos os setores como na saúde, eletrônica, indústrias em geral.
Na produção de varas de pesca, o Grafeno está proporcionando alguns modelos diferenciados por poucas empresas da Ásia, mas com o inconveniente de ter o custo muito alto por não serem produtos consolidados no mercado, ainda. Mas suas características são sem igual. Muito resistente, muito leve, permite que se controle sua flexibilidade. Para um futuro próximo a expectativa é revolucionar a produção de varas de pesca.
O importante é dizer que quando estamos com o material adequado, a pesca flui mais eficiente permitindo que aproveitemos o máximo dos benefícios da pesca, sem irritações de limitações, perdas inconvenientes e acúmulo de frustrações.
A Pesca Brasil, disponibiliza uma grande linha de varas de pesca, desde as telescópicas, as de fibras de vidros, as de carbono em diversos modelos para pesca em todas as estruturas como rios, lagos, mar, praias, canais e pesqueiros.
Acesse a loja virtual “Nautika Lazer” e escolha o seus modelos adequados.
Boas pescarias.
Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.