4 minutos

Na história da pesca, a vara com certeza é um dos apetrechos que mais revolucionou as técnicas de pesca. E hoje, para cada técnica, temos uma ou mais varas que podemos usar, com uma funcionalidade melhor, produtividade ou mais esportividade.

Seja em pescas embarcadas, em beira de rios, lagos ou mar, uma boa vara é imprescindível para realização de uma ótima pescaria e ter muitas alegrias.

Assim, para cada situação, a Pesca Brasil tem varas especialmente confeccionadas para atender todas as expectativas de pescadores amadores e profissionais.

 

A VARA DE BAMBÚ

Na maioria das vezes, essa é a primeira vara de pesca que temos contato, principalmente quando criança. É a que tem o menor custo, uma grande variedade de uso e também é muito fácil de encontrar. É por isso que até hoje são utilizadas, mas para os padrões de pesca moderna, são limitadas, além de serem muito desconfortáveis para transportar.

 

VARAS TELESCÓPICAS DE FIBRAS

As varas telescópicas vieram para substituir as varas rústicas de bambu. Podemos escolher o comprimento, a ação (se é lenta ou rápida), gomos longos ou curtos. É fácil de transportar e guardar. Por ser um produto moderno que agrega muita praticidade.

Se pescar num dia chuvoso, ela não muda as suas características de resistência, diferente da vara de bambu, que quando está molhada, perde sua resistência e flexibilidade, quebrando facilmente. Já com as varas telescópicas de fibras, isso não acontece.

Podemos escolher, bem curtas ou muito longas, todas com um ótimo controle de qualidade e muita funcionalidade.

As varas telescópicas mais comuns, são confeccionadas com fibra mista tendo em sua composição fibra de vidro e fibra de carbono. Quanto maior a porcentagem de fibra de vidro, ela fica mais pesada. E quanto maior a porcentagem de fibra de carbono, ela fica mais leve. Varas leves e resistentes, significam mais conforto na hora de pescar e também são muito sensíveis.

A Pesca Brasil, nesse segmento de varas telescópicas tem um modelo de alta performance. A Black Fish com alta porcentagem de fibra de carbono, é leve, resistente, sensível e disponibilizada em diversas medidas.

 

VARAS DE FIBRA DE VIDRO PARA MOLINETES OU CARRETILHAS.

A vara de fibra de vidro geralmente é a primeira vara de molinete para muitos pescadores. Pelo custo/benefício e sua resistência é a preferência de muitos. Pode-se praticar várias modalidades de pesca com ótimos resultados. É muito utilizada na pesca em rios. Ou seja, para pesca bruta, principalmente para peixes de couros. Normalmente, as varas de fibra de vidro são adequadas para a pesca de espera, em função do seu peso, mas dependendo do tipo de acabamento, é possível praticar a pesca de arremesso também. Outra vantagem da vara de fibra de vidro é o custo. Entre as varas modernas, é a que tem o menor custo.

De acordo com sua espessura, varia sua resistência. Essa resistência é medida em libras, mas das linhas que poderão ser utilizadas nela. Então temos varas muito finas para pesca de peixes menores e que necessitam de muita sensibilidade e até as grossas com grande resistência para peixes maiores.

Nesse segmento a Pesca Brasil conta com os modelos MaxForce com opções de diversos comprimentos e ótimo acabamento, atendendo a preferência dos pescadores que gostam desse modelo.

 

VARAS LONGAS DE FIBRAS MISTA PARA MOLINETES.

Também são fabricadas no mesmo processo que as varas telescópicas. Na maioria das vezes são tubulares e de grandes comprimentos. É comum ver essas varas na pesca de praia ou em costões, com comprimento de 3, 4 e 5 metros. Seu uso, geralmente, é com molinete porque nessas modalidades precisa-se de grande capacidade de linha e longos arremessos.

A Pesca Brasil tem vários modelos que agregam muita tecnologia combinando funcionalidade, resistência e leveza para pesca de praia.

 

VARAS DE FIBRAS DE CARBONO PARA CARRETILHAS E MOLINETES

Esse é o modelo que reúne o maior índice tecnológico e serve para quase todas as modalidades de pesca.

É leve, resistente e é possível fazer varas de ação lenta, média e rápida de acordo com sua composição ou combinação de fibras de carbono. Muito utilizada na pesca de arremessos (iscas artificiais). Também é a que tem o maior número de modelos, tamanhos e capacidades. Pode-se ter varas para pescar Lambarís até uma robusta para pescar Tambacus em pesqueiros.

As mais usadas são para a pesca de Tucunarés, Robalos, Traíras… sejam nas técnicas de superfície, meia água ou de fundo.

São fabricadas em diversas categorias, representada por uma unidade de medida (IM6, IM7, IM8… – IM = Intermediate Modulus). Quanto maior o Modulus, maior é a rigidez das fibras de carbono. E fibras mais duras, permitem fazer varas mais finas e mais leves para a construção dos blanks. Que são muito adequados para uso com carretilhas e molinetes.

Por envolver muita tecnologia, são varas que têm um custo mais elevado comparado com os demais tipos de varas. Mas é a mais profissional para a prática da pesca esportiva.

A Pesca Brasil tem varas básicas, médias e top de linha, destacando o modelo Impacto, carbono IM7, com vários comprimento e capacidades, priorizando o custo/benefício com ótima qualidade, como também a Durendal , carbono IM7 construídas com fibras especiais, tornando-se a top de linha. Possui diversos modelos, vários tamanhos e capacidades com excelente acabamento.

Consulte a loja virtual “Nautikalazer”, seção de pesca.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba