2 minutos

Os molinetes não têm muita variação de modelos e sim de tamanhos. Normalmente, existe uma nomenclatura usada pela maioria dos fabricantes para determina-los. Então os molinetes podem ter tamanhos 300, 500, 600, 800, 1.000, 2.000, 3.000, 5.000, 6.000… sendo que 300 são os menores ou ultralight, os 2.000 e 3.000 considerados os médios e de 4.000 acima, molinetes pesados com grandes capacidades de linha e tração.

O bom pescador, sabendo o tipo de peixe que vai pescar, normalmente vai procurar montar um equipamento equilibrado para sua pesca. Peixes pequenos, conjunto leve, peixes médios, equipamento médios e grandes peixes, conjunto para pesca pesada. Dessa forma é possível atender as necessidades de quase todos os pescadores.

Dependendo do uso ou finalidades podemos ter molinetes especiais com uma construção diferenciada ou materiais mais resistentes como por exemplo:

Na técnica ultralight de fundo, já temos micro molinetes muito fortes que apesar de seu pequeno tamanho é possível pescar grandes exemplares contando com a habilidade do pescador. Grandes desafios, grandes conquistas.

Na pesca de praia, temos molinetes com grande capacidade de linha para fazer longos arremessos. Então toda sua construção é para arremessar bem. Tem carreteis mais longos e cônicos.

Para a pesca de fundo em rios, na busca de grandes peixes de couro, tem modelos ultra dimensionados para resistir a força e peso de Jaús, Pirararas, Pintados, Cacharas, ou seja, peixes que entocam com facilidade, necessitando de muita força e resistência para controlá-los.

Na pesca vertical no mar temos modelos com grande capacidade de linha e robusto para suportar todo o peso da pressão da água e mais a força do peixe fisgado. Normalmente nessa pesca de grandes profundidades a tendência é sempre ser grandes exemplares. Então o molinete tem que ter grande capacidade de tração e um drag muito alto. São os molinetes mais caros com engrenagens especiais e corpo muito resistente.

Em geral, os molinetes são bem adequados para a pesca de fundo ou pesca de espera como a pesca de peixes de couro ou também, pesca de Curimbas, Piaus, Piaparas… Isso pela sua forma de construção e a linha ficar sob a vara.

A Pesca Brasil possui uma linha de molinetes que procura atender os mais diversos tipos de pescadores com modelos populares, atendendo o custo/benefício, modelos médios atendendo a grande maioria de pescadores, sendo competitiva e modelos top para quem privilegia qualidade, funcionalidade e resistência de um produto diferenciado.

Visite a loja virtual Nautika Lazer e obtenha mais informações.