3 minutos

Olá pescadores e pescadoras, como vão?

Para quem pretende iniciar-se na pesca podemos dizer que esse universo é bem vasto, com muitas possibilidades, por isso, é importante começar pelo mais simples.

O ideal é começar com as varas de mão em lugares que tenha abundância de peixes e escolhendo as espécies mais comuns como Lambaris, Tilápias, Carás, Bagres… para se pescar. Esses geralmente são os peixes menores ou médios, assim, o pescador iniciante terá a possibilidade de conhecer toda a rotina desse tipo de pesca. Como por exemplo, atrair os peixes, que isca usar, qual o tamanho de anzol é ideal, qual a melhor linha de pesca, que local é mais adequado, se precisa de chumbada ou não, de boias, e assim por diante.

A pesca sem os acessórios adequados, na maioria das vezes pode estar comprometida com o insucesso.

Também é importante saber a conduta dessa pesca, como por exemplo: fazer silêncio, o momento que se deve fisgar o peixe, como fisgar e depois de capturar, saber controlar o peixe, mantendo a calma para não perder ou deixar fugir.

Considerando a pesca com varas de mão, então temos que ter boas varas que podem ser de bambus ou telescópicas de fibras, escolhendo o tamanho adequado para o tipo de pesca que irá fazer. Também será muito útil o suporte de vara para deixá-la em modo de espera. Ele é confortável e proporciona uma pesca tranquila com possibilidades de usar várias varas ao mesmo tempo.

Como na maioria das vezes não sabemos como é o local de pesca, então o ideal é montar uma tralha para várias possibilidades.

Assim, o pescador deve ter boas linhas com opção de algumas espessuras ou bitolas, anzóis de diversos tamanhos, compatíveis com os peixes que se deseja pescar, chumbada de diversos pesos que podem ou não ser usadas, boias com opções de tamanhos, caso seja necessário o uso, um bom canivete com ótimo corte, alicate de bico para retirada de anzóis do peixe, um cortador de linha para facilitar a montagem de pesca. Quanto mais acessórios, maior é a praticidade.

Depois vem as iscas que têm uma grande variedade para uso. As mais tradicionais são as massas e minhocas podendo variar para milho, salsicha, queijo, larvas e uma infinidade de outras.

Outro item importante é a ceva para atrair os peixes que deverão estar ao alcance de seus anzóis.

Os acessórios não se restringem somente à pesca, mas é muito importante pensar no conforto e proteção do pescador. Assim, sempre que possível é bom ter uma cadeira leve, de fácil transporte e confortável acima de tudo. Ter um guarda sol para proteger num dia muito ensolarado ou protegendo da chuva.

Sobre a roupa adequada, usar camisas leves de manga comprida para proteger do sol e insetos, calças confortáveis, calçados adequados.

Também é muito importante o protetor solar e repelente lembrando que toda vez que aplicar o produto, obrigatoriamente tem que lavar a mãos pois os peixes são muitas sensíveis à produtos químicos. Se manusear a isca sem lavar as mãos, comprometerá a produtividade da pesca.

Parece que a lista de acessórios é grande, mas a maioria servirá para quase todos os tipos de pesca que o pescador fará no futuro.

A Pesca Brasil e a Nautika dispõe de quase todos esses materiais, disponibilizando produtos específicos e de qualidade, alinhados com custo/benefício.

Consulte na loja virtual “Nautika Lazer”.

Um grande abraço e boas pescarias.

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.