2 minutos

Olá aventureiros, como vão?

Todos os grandes pescadores, têm na maioria das vezes, a lembrança de como começou na pesca. Geralmente na infância na companhia dos pais, avós ou tios com muitas histórias agradáveis e que sempre nos traz saudades de bons tempos.

Hoje, mais do nunca, é importante iniciar as crianças no esporte, no lazer e na disciplina da pesca. Seja menino ou menina, é imprescindível que tenha a oportunidade de ter contato com a natureza, saber dos seus valores e suas regras, porque na verdade sempre fizemos parte dela e temos que aprender seus fundamentos para respeitar e saber aproveitar todos os benefícios proporcionados pela natureza.

E para iniciar as crianças na pesca, hoje contamos com muitas estruturas confortáveis e adequadas como clubes, pesqueiros, independente das que sempre existiram como lagos, rios, praias…
O importante é sempre estar acompanhado por adultos que saibam os fundamentos básicos da pesca, de segurança e prevenção de acidentes com as crianças. Além disso, ter carinho e paciência para ensinar e passar os conhecimentos para os pequenos. Uma criança bem-educada, será um adulto bem equilibrado que poderá fazer a diferença no futuro.

A pesca recreativa pode proporcionar à uma criança, muitos aprendizados como disciplina, controle de ansiedade, foco, determinação, respeito com o próximo e a natureza, aproveitar uma diversão, extravasar tenção nervosa. E muitas outras coisas como exercício físico, tomar sol, chuva, aprender muito sobre fauna e flora…

E quando devemos iniciar uma criança na pesca?

Não tem uma idade definida porque depende do desenvolvimento de cada uma. Mas o importante é que ela já entenda as regras e tenha uma boa coordenação motora, pois, estaremos mexendo com materiais que de certa forma possam oferecer riscos de acidentes como anzóis, por exemplo.

Para poder praticar a pesca com independência, sem depender de adultos, a partir dos 6 anos é bem comum ter uma boa desenvoltura. Mas o ideal é sempre ter o acompanhamento de um adulto.

O início é sempre com varinhas de mão (de bambu ou telescópica de fibra) que não demanda de muita técnica e manuseio especial. Tem que estar montada de forma equilibrada para os tipos de peixes que se vai pescar. Não pode ser varas muito longas, linhas não muito grossas e anzóis pequenos. Isso para que seja produtivo e desperte o interesse na criança. E para ela, o tamanho do peixe não importa e sim a captura. Se possível, é importante passar os fundamentos sobre o tipo de peixes que vamos pescar, os costumes deles, o que gostam de comer. Para uma criança, falar uma vez é suficiente, ela já aprende e guarda para sempre.

Vale lembrar que para pescar, deveremos estar sempre atentos a certos acessórios como o uso de protetor solar, usar roupas adequadas como camisas de manga comprida e calça comprida de tecido leve, protegendo de possíveis ataques de mosquitos, calçados confortáveis, chapéus, água, comidas se for num lugar selvagem, mas esse assunto ficará para uma outra matéria.

O importante é que sempre que possível inicie uma criança na pesca, conduzindo com carinho na prática do nosso amado lazer e esporte.

Um grande abraço e boas pescarias!

Texto desenvolvido em parceria com Nelson Chiba.