4 minutos

Desde o princípio, na pesca, quando era praticado em águas de muito movimento ou correnteza era quase impossível de evitar que a linha de pesca ficasse torcida. Sempre foi um grande empecilho ter a linha de pesca torcida porque provoca embaraço, compromete a resistência da linha e na pesca moderna de molinetes e carretilhas, provoca muitas cabeleiras.

Dependendo da isca, principalmente as naturais, na água corrente, tem a tendência de ficar girando lá no fundo. Pode ser até um grão de milho mas da forma que estiver iscado, ele pode fica girando, o que não é desejável por torcer a linha e espantar o peixe. É por isso que o girador foi criado.

Mesmo que a isca fique girando, quando se tem um girador na linha, ele não permite que a linha seja torcida. E isso pode ser com iscas, o peixe fisgado ou boias, muito usadas em pesqueiros nos dias atuais. O girador neutraliza a torção mantendo a linha de pesca mais integra e mais adequada para o uso.

 

Tipos de girador

Com a indústria moderna, temos girador minúsculos parecendo um mosquitinho ou outros bem grandes para pesca de grandes peixes no mar ou rios. São resistentes e sempre vem com as especificações do peso de impacto que resistem. Geralmente são fabricados em aço inox e latão, seguem a tendência de uso parecido com os anzóis. Peixes pequenos, giradores pequenos, peixes grandes, giradores grandes.

 

Torção na linha de multifilamento

O grande inconveniente da torção na linha, ocorre quando se pesca com linhas de nylon. Já com a linha de multifilamento, por ela não ter memória, o problema é bem menor. Mas a linha de multifilamento quando torcida, folga a trama de sua composição, tornando-se mais fofa e absorvendo mais água. Isso aumenta o atrito da linha na água corrente, tirando a sensibilidade do toque do peixe na isca. Dependendo da correnteza, como na pesca de piaus, a linha de multifilamento fofa, forma barrigas enormes debaixo da água. Portanto é sempre bom usar um girador para minimizar essa situação.

 

Quando usar o girador?

Na pesca com algumas iscas artificiais como as colheres giratórias, usadas na pesca de Dourados, Cachorras… é obrigatório o uso de giradores. Mesmo porque esse tipo de pesca é praticado, geralmente, em correntezas que torcem a linha com mais facilidade.

No mar, tanto na pesca de praias como em costões os giradores são usados por causa de alguns tipos de chumbos de arremesso, que na hora do recolhimento, gira, torcendo a linha.

Entre o uso do molinete ou carretilhas, o molinete tem propensão de torcer mais a linha por causa de seu sistema de funcionamento onde um rotor enrola a linha no carretel que fica parado e não gira, mas nesse caso, o girador não terá muita função porque a torção acontece no carretel do molinete.

É comum ouvir que com a carretilha não torce a linha mas tem um caso especial em pesca de rios cheios ou enchentes, com a correnteza e muita sujeira descendo no rio, é comum enroscar folhas no anzol. Isso também pode torcer muito a linha e ai sim o girador tem um papel fundamental para neutralizar a torção mesmo que seja com carretilha.

De maneira geral, o uso do girador é quase que obrigatório. Eu mesmo costumo usar o girador na pesca de fundo como um “stop” para parar o chumbo solto na linha. E também para trocar a ponta da linha de pesca. Ou seja, linha da carretilha ou molinete bem colorida para visualizar a ação do peixe e na ponta um girador com um líder de linha transparente onde amarro o anzol, ficando mais discreto e imperceptível para o peixe.

 

Montagem do girador

Percebam que um pequeno acessório tem uma função muito importante na pesca. Mas cabe lembrar que as montagens tem que ser sempre equilibradas. Não se pode montar giradores grandes em linhas finas na pesca de peixes pequenos. Ou o contrário, giradores pequenos em linhas grossas para a pesca de grandes peixes. Isso comprometerá a funcionalidade e resistência da montagem.

Por isso, sempre tenha na tralha o girador compatível com o tipo de pesca que vai praticar. Tem um baixo custo para uma função muito importante.

 

A  Pesca Brasil, disponibiliza uma série de acessórios para a pesca como giradores de diversos tamanhos, snaps, conjunto snap/girador produzidos com a mais alta tecnologia e matérias primas de excelente qualidade.

 

Acesse a loja virtual “Nautika Lazer” e escolha os produtos adequados para você.

 

Um grande abraço e boas pescarias!

 

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba