3 minutos

Com o crescimento do Airsoft no Brasil, os coletes táticos têm se tornado cada vez mais populares entre os praticantes, tendo em vista que o jogador tenta replicar o loadout de um operador real. O colete tático em uma situação real de combate policial ou militar tem como função carregar um par de placas balísticas com diferentes níveis de proteção, uma na frente e uma nas costas, servindo também como uma plataforma modular para a instalação e transporte de equipamentos que auxiliam o agente durante as operações. Já para o praticante do Airsoft o emprego de placas balísticas não é necessário e não é permitido por lei, tendo em vista que esses são produtos controlados. Para os seus jogos, você pode utilizar placas de plástico ou espuma que apenas simulam as dimensões das placas reais, sem capacidade de proteção balística.

 

O que é o sistema modular Molle?

Dessa forma chegamos à segunda aplicação do colete tático: a modularidade, que se dá através do sistema modular Molle localizado na parte da frente, nas costas e nas laterais desses coletes. Esse é um sistema militar internacional padronizado para a aplicação tática que é constituído por fitas horizontais em forma de loop para a acoplagem de bolsas e equipamentos compatíveis com o sistema, permitindo que o operador possa instalar seus acessórios em diversas configurações diferentes, de acordo com a sua preferência e com o tipo da missão a ser executada. Não é à toa que toda essa versatilidade torna o colete modular o sistema padrão da maioria dos exércitos e polícias do mundo.

 

Como vestir e regular o colete tático corretamente

Depois que você já instalou o par de placas de espuma e já configurou o seu sistema modular de acordo com o seu armamento de Airsoft e cenário de jogo, você precisa saber como vestir e regular esse colete da forma correta, garantindo uma maior praticidade e conforto durante as movimentações. O colete mal ajustado vai com certeza reduzir o seu desempenho durante os jogos.

 

O seu colete terá ajuste duplo de altura pelas alças de ombros e também ajuste duplo de retenção pelas laterais, tanto pelo sistema rápido de fechos de contato quanto pelo sistema de ajuste por fivelas – muitas vezes até com os dois combinados.

 

O ajuste de ombros vai definir a altura do seu colete na parte da frente e também nas costas. Se o colete for instalado muito alto, ele vai entrar em contato com o seu pescoço e até mesmo com o seu queixo, dificultando as movimentações. Se o colete for instalado muito baixo, ele pode entrar em contato com a cintura e pode dificultar o acesso dos seus equipamentos. Dessa forma, a altura ideal na parte da frente é na exata região de encontro das clavículas com o externo no peito. Já nas costas, pode ser mantida a mesma altura da frente ou até dois dedos abaixo. Em relação ao ajuste lateral, ele vai definir a retenção do colete junto ao seu corpo. Se estiver muito apertado vai dificultar a sua respiração e provocar desconforto, se estiver muito solto vai fazer com que o colete fique balançando. A retenção ideal é com o colete o mais próximo possível do corpo sem atrapalhar na respiração e nem nas movimentações.

 

E assim, de forma simples, rápida e fácil, você já aprendeu a utilizar, regular e configurar o seu colete tático da forma correta, garantindo um melhor desempenho e também melhores resultados durante os seus jogos de Airsoft.

 

Bons jogos!

 

Um grande abraço e ótimas aventuras!

 

Texto escrito em parceria com Juliano Negri.