Como realizar a manutenção nos principais equipamentos de camping?

Vamos falar sobre a manutenção nos equipamentos de camping?

Nesse período de quarentena precisamos nos ocupar de alguma coisa e a melhor forma, é se preparar para os momentos bons que estão por vir, concorda? 🙂

Sabe aquele curso online que sempre quisermos fazer e sempre colocamos obstáculos? Aquela restaurada na fachada da casa ou mesmo aquele polida no carro? Sempre tem alguma atividade que deixamos para depois, sendo que nos equipamentos de camping a história não é nada diferente.

Porque não tirar toda nossa tralha de camping e dar aquele trato?

As vezes, só vamos perceber que nosso equipamento está se deteriorando quando formos utilizar, por isso devemos regularmente verificar a real condição de cada equipamento guardado para não ter problemas na hora de uso.

Nas barracas que são feitas de tecido, o risco de aparecer mofo é muito grande. Principalmente se depois do uso não limparmos perfeitamente, o que devido a loucura do dia a dia, muitas vezes não fazemos.

Embora aparentemente ela não fique tão suja, precisamos deixar seu sobreteto de vez em quando respirar, ou seja, estender em um varal caso não seja possível montar em um quintal e deixá-lo tomando sol.

A limpeza interna é de suma importância, pois muitas vezes comemos dentro da barraca. Para isso, indicamos um pano molhado com um limpador neutro de sua preferência em todo piso por fora e especialmente por dentro, deixando secar bem antes de dobrar e guardar novamente.

Esse procedimento é necessário pois como o piso normalmente é em polietileno e totalmente impermeável, interfere na circulação de ar e secagem da barraca, tornando fundamental sempre deixe secar bem antes de guardar.

O sobreteto deve ser limpo cuidadosamente pois é um material impermeabilizado, sendo assim, não é indicado o uso de produtos que possam atacar essa impermeabilização.

A melhor maneira para a limpeza seria montar a barraca  e colocar o sobreteto por cima, logo após passar um pano com detergente e água (coloque água e um pouquinho de detergente em uma vasilha) e depois virar o sobreteto ao contrário. Repita essa operação mais uma vez e deixe secar a sombra.

Sempre que fizer a limpeza, secar a sombra garantirá uma maior vida útil ao tecido, além de preservar as cores.

Esse procedimento pode ser feito em outros materiais como mochilas, que também são impermeabilizadas, mas sempre pela parte de dentro do tecido.

Já os colchões possuem uma maneira mais fácil e bem eficaz para realizar a higienização, principalmente se você tem um bom quintal a disposição!

Lave bem o quintal, tirando a possibilidade de qualquer pedrinha ou outro resíduo que possa danificar seu colchão ficar no local. Coloque uma lona no chão e encha seu colchão sobre a lona. Em seguida, com uma escova de cerdas macias, use detergente neutro e água, esfregue cuidadosamente a parte de veludo do colchão e depois a parte do PVC.

O segredo é enxaguar bem! Se preferir, use um pouquinho de amaciante de roupas antes do último enxague, para garantir que seu colchão fique bem cheiroso, o mesmo procedimento pode ser realizado nas cadeiras e guarda sóis.

Já em materiais metálicos como fogareiros, o cuidado deve ser redobrado! Se você estiver em regiões litorâneas, as chances de corrosão aumentam muito.

Para esses materiais, além da limpeza normal com água e detergente, sugerimos que depois de limpo e seco seja feita a aplicação de um óleo lubrificante anticorrosivo, protegendo e prolongando a vida útil de seus fogareiros!

Com essas dicas você vai garantir que seus equipamentos de camping durem muito tempo para novas aventuras.

 

Grande abraço e boas aventuras!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *