2 minutos

O que você menos espera que aconteça depois que entrou na sua barraca é que entre água, certo?  Mas saiba que normalmente quando isso acontece não é um caso de defeito do produto e sim fatores de uso e condições que podem ocasionar a entrada de água na barraca.

Veja as principais causas de entrada de água em barracas:

 

  • Montagem errada e/ou mal feita

    – Maior causa para que esse problema aconteça! Sabe aquelas cordinhas que vem com a barraca, mas você nunca usa, pois parece que ela já ficou bem montada? Então, são para serem usadas.

Essas cordinhas ajudam a manter o sobreteto bem esticado e longe da barraca em si, pois do contrário a água da chuva pode empoçar em algum ponto, saturar o tecido e a costura selada, fazendo com que entre água.  Então fique atento a montagem da sua barraca.

Se for possível monte em casa antes da atividade em si, para que não tenha nenhuma dúvida e para que na hora que for preciso, você saiba montar a barraca da forma correta e rapidamente.  Resumindo: barraca bem montada e esticadinha vale muito a pena.

 

  • Condensação

    – Outro fator comum… Já vimos relatos de tanta condensação que parece que está chovendo dentro da barraca. Isso não tem nada a ver se a barraca é nova ou muito usada. A condensação vai acontecer com mais ou menos intensidade de acordo com fatores como temperatura externa e interna, unidade relativa do ar e quantas pessoas estão na barraca.

Para que a barraca lhe proteja do frio é preciso que ela seja bem fechada, porém também é preciso que seja ventilada para minimizar a condensação. Todos os modelos vêm com “janelas” de ventilação e alguns vêm com sistemas para levantar as saias da barraca, aumentando dessa forma a ventilação. Portanto para minimizar esse efeito você deve ver as possibilidades que sua barraca tem para aumentar a ventilação e fazer uso. Em temperaturas mais amenas é possível aumentar a ventilação abrindo (por exemplo) a porta da entrada do sobreteto.

Enfim, se choveu dentro da sua barraca não foi uma nuvem que entrou, provavelmente é o efeito da condensação e há como minimizar isso melhorando a ventilação.

 

  • Falha na impermeabilidade

    – Nesses casos o material está falhando e isso pode acontecer ao longo do tempo, pois tecidos impermeabilizados não ficam nessa condição para sempre, ao longo do tempo essa impermeabilização vai se deteriorando, por isso é MUITO IMPORTANTE você só guardar sua barraca completamente limpa e seca.

Essa deterioração pode ocorrer tanto no tecido do sobreteto, quanto nas costuras seladas, mas existem produtos no mercado que ajudam a recuperar essa impermeabilização e assim aumentar a vida útil da sua barraca. Esses produtos vêm em sprays e no YouTube existem diversos vídeos bem bacanas, que mostram como aplicar.

Importante colocar que quanto mais tempo sua barraca ficar fechada, guardada e sem uso, mais rápida será a deterioração da camada de PU.

As barracas assim como todo equipamento requer manutenção e cuidados na armazenagem. Se vai ficar meses sem usar a sua no mato, tente ao menos tirar ela da embalagem periodicamente para dar aquela ventilada, e se for possível montar dentro de casa melhor ainda.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika