2 minutos

Acampar requer estratégia. Se você vai para uma experiência de camping selvagem ou para um camping com infraestrutura sólida, o objetivo é o mesmo: respirar ar fresco e curtir as belezas da natureza.

E uma das coisas mais incríveis que o camping tem a oferecer é justamente o inesperado, seja ele o sol, o vento, a chuva ou as tempestades, então é crucial estar preparado para tudo o que vier pela frente. A barraca é sua companheira, seu refúgio e também sua proteção. Por isso, queremos compartilhar com você 7 dicas essenciais para montar sua barraca de camping!

 

  1. A barraca ideal

Antes mesmo de decidir onde ficar, identifique todas as especificidades técnicas da sua barraca. Comece verificando o grau de impermeabilidade. Uma barraca bem resistente à chuva e a tempestades deve ter uma coluna d´água entre 2000 e 3000 mm. Se sua barraca tem o grau de impermeabilidade por volta de 800 mm, prefira locais cobertos, por lonas ou telhado, para prevenir vazamentos.

 

  1. A melhor posição

Campistas precisam de uma boa noite de sono, então aloque sua barraca em um ponto no qual faça sombra nas primeiras horas do dia. Desse modo, a temperatura será mais agradável pela manhã, aumentando as chances de permitir que você continue dormindo, descansando um pouco mais.

 

  1. Direção do vento

A direção do vento determina onde a barraca deve ser alocada. A principal regra é? A porta da barraca não deve ficar frente à frente ao vento, de modo que o ar entre e infle a tenda, danificando a estrutura. Quando o acampamento é em regiões montanhosas, lembre-se de alocar sua barraca atrás de pedras ou arbustos, nunca nas bordas da encosta da montanha, porque são as regiões onde o vento atinge diretamente a barraca.

7 dicas para montar sua barraca de camping

7 dicas para montar sua barraca de camping

  1. Vazamento de água

Água dentro da tenda pode ser o pior pesadelo do campista. Por isso áreas com ondulação, solos pouco permeáveis e áreas de declive e/ou com passagem de água devem ser evitados. Ademais, regiões planas permitem que a tenda se mantenha erguida corretamente.

 

  1. Distância de rios e córregos

Nós sabemos que é mais conveniente acampar próximo à rios, porém, sabendo que o nível da água pode aumentar rapidamente quando chove, recomenda-se que sua barraca esteja a pelo menos 100 metros do leito do rio para garantir sua segurança.

 

  1. Atenção ao chão

Ao procurar um lugar para montar seu acampamento, esteja atento e remova pedras, galhos e outros objetos pontiagudos que podem danificar o piso da barraca. Se preferir, utilize uma lona abaixo da barraca.

Busque o local mais liso possível. Se você precisar alocar sua barraca em uma região de declive, na hora de dormir sempre coloque sua cabeça no ponto mais alto; isso irá prevenir a concentração de sangue na cabeça durante a noite, o que poderia provocar dores de cabeça e mal-estar.

 

  1. Ausência de iluminação

Atenção: áreas descobertas atraem raios, Por isso, procure um local com grande quantidade de vegetação ao redor e livre de objetos metálicos, como cercas elétricas, trilhos de trem e postes.

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!

 

Até a próxima!