2 minutos

Boa tarde amigos, como estão?

Iniciamos mais um mês e a temporada de chuva continua forte, por isso, continuaremos falando desse assunto no texto de hoje.

Diversas dúvidas têm surgido nos grupos de camping nas redes sociais, e a pergunta que aparece com certa frequência é: “Por que devo utilizar a lona sobre ou por baixo da minha barraca se ela possui um alto grau de impermeabilidade que, teoricamente deveria proteger o equipamento?”

Essa prática atravessa gerações de escoteiros a campistas, que utilizavam as lonas para cobrir as barracas (como por exemplo, as antigas canadense ou estrutural, que possuíam ferros e lonas soldadas), porém, a intenção não era proteger a barraca (em último caso, talvez), mas sim delimitar a área de conforto para que pudessem guardar outros equipamentos como mochila e calçados em local seco e longe das chuvas.

Os modelos de barracas com coluna d’água superior a 1.000mm oferecem uma boa impermeabilização, porém, o uso das lonas se torna um diferencial em diversas situações, como proteção do calor, local seco e seguro para o armazenamento de objetos e equipamentos, mudanças bruscas no tempo, além da vantagem de manter a sua barraca limpa e segura.

O ponto chave em optar ou não pela utilização das lonas está no cuidado ao montar a estrutura, esse ponto pode trazer uma grande diferença entre conforto e transtorno.

Seguem abaixo alguns cuidados importantes:

  • A lona posta por baixo da barraca nunca deve ultrapassar o perímetro da lona superior, caso contrário, a parte debaixo se tornará uma “piscina”, molhando todos os seus objetos, inclusive a Por isso, é importante observar que a lona superior deve ser montada com uma distância mínima de 10cm para a circulação de ar e finalizá-la com no mínimo 30cm da inferior, formando uma canaleta para o escoamento de água.
  • A lona inferior (por baixo da barraca) deve ser posta com uma distância semelhante ao perímetro do piso da barraca, para que ela possa protege-la sem a possibilidade do acúmulo de água.
  • Outra vantagem é vista no momento de desmontar os equipamentos, se sua barraca estiver protegida pelas lonas, você consegue dobra-la e guarda-la seca, além de outros objetos, para assim, fazer a desmontagem da estrutura das lonas.

Essas dicas não são obrigatórias, mas são diferenciais na hora de cuidar e organizar seus equipamentos de aventura, quanto maior o cuidado, maior a sua vida útil.

E para todos aqueles que não conhecem, a Nautika possui vários tamanhos e modelos de lonas que se aproximam dos mais variados tipos de barracas com ilhoses reforçados.

E vocês que já utilizam as lonas, compartilhe com a gente a sua experiência!

Um grande abraço e boas aventuras!