2 minutos

Olá amigos. Hoje vamos dar continuidade no tema sobre como pescar em rios.

Antes de começar, gostaria de lembrar que os rios por serem ambientes naturais, existem leis para que possamos pescar. Então é obrigatório a licença de pesca que todos os anos temos que renovar. Isso, para não ser surpreendido com fatos desagradáveis de possíveis multas pela polícia ambiental que fazem o trabalho necessário de fiscalização. Ainda mais importante é respeitar o período da piracema ou defeso. Época da procriação dos peixes. Período de 01 de novembro até 28 de fevereiro em todo o território nacional é proibido a pesca de peixes nativos. Existem casos especiais para peixes exóticos ou importados de outros países como também legislação especial de alguns estados. Também temos cotas e tamanhos permitidos para cada espécies. Pescar peixes fora da medida é desrespeitar a lei. Isso quer dizer que todo peixe pescado, fora da medida, deve ser solto no rio.

 

Grandes rios

Em grandes rios, normalmente se busca os grandes exemplares. Então é necessário equipamentos compatíveis ou resistentes, capazes de suportar a luta com grandes peixes, principalmente os de couro. A melhor opção é a pesca embarcada por ser possível chegar nos melhores pontos de pesca com certa facilidade e conforto. Nesse caso, essa pesca dispõe de estruturas especiais para os pescadores, como pousadas, barcos hotéis, guias, iscas… É sempre bom ter o suporte de quem conhece a região ou um guia para conseguir o grande troféu. É fundamental linhas resistentes, anzóis reforçados, varas de alta libragens, carretilhas ou molinetes compatíveis.

Na pesca, tudo tem que estar em sintonia ou equilibrado. Mas mesmo em grandes rios é possível fazer a pesca de pequenos e médios peixes. Para isso, sempre que possível, tenha em seu poder o material adequado para cada tipo de pesca.

No Brasil ainda temos os rios de regiões de planície que em determinada época do ano, com o nível da água subindo cria-se condições especiais de pesca com muitos alagados, corixos, afluentes… É o caso do Pantanal Mato-grossense e alguns rios da bacia do Amazonas. Numa só região é possível praticar quase todos os tipos de pesca. Ideal para o turismo da pesca.

Conclusão

Amigos, aqui estou passando alguns fundamentos básicos da pesca em rios. Detalhar cada um ou descrever técnicas seria quase impossível tal a riqueza e possibilidades que temos no Brasil.

O que posso concluir é que não importa em que região está, sempre vai ter próximo, um rio, um córrego para se pescar. Melhor para nós pescadores ou para quem pretende iniciar na pesca. Geralmente vai ser motivo de muita alegria, felicidade e satisfação. Por isso, sempre que for possível, vá pescar.

Para pescar em rios a Pesca Brasil e a Nautika têm uma grande variedades de equipamentos, acessórios e produtos adequados. Seja para sua pesca ou para o seu conforto.

Acesse a loja virtual “Nautika Lazer”.

Um grande abraço e boas pescarias.

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.