3 minutos

Olá amigos. Hoje vamos dar continuidade no tema sobre como pescar em rios.

Antes de começar, gostaria de lembrar que os rios por serem ambientes naturais, existem leis para que possamos pescar. Então é obrigatório a licença de pesca que todos os anos temos que renovar. Isso, para não ser surpreendido com fatos desagradáveis de possíveis multas pela polícia ambiental que fazem o trabalho necessário de fiscalização. Ainda mais importante é respeitar o período da piracema ou defeso. Época da procriação dos peixes. Período de 01 de novembro até 28 de fevereiro em todo o território nacional é proibido a pesca de peixes nativos. Existem casos especiais para peixes exóticos ou importados de outros países como também legislação especial de alguns estados. Também temos cotas e tamanhos permitidos para cada espécies. Pescar peixes fora da medida é desrespeitar a lei. Isso quer dizer que todo peixe pescado, fora da medida, deve ser solto no rio.

 

Rios de médio porte

Em rios de médio porte, pode-se praticar a pesca de pequenos peixes, como também, os de tamanho médios e com alguma sorte o peixe de grande porte. Tudo depende do local, a época do ano e dos alimentos e a quantidade que a natureza oferece.

Nesse caso o material de pesca adequado deverão ser os equipamentos médios/leves que suportarão os peixes que serão pescados. As linhas, dentro do possível, as mais finas para não perder produtividade. Linha grossa afugenta os peixes. Anzóis pequenos e médios de acordo com cada espécie que for pescar. Se for pesca de fundo, usar chumbo para arremesso e levar a isca no fundo do leito do rio. Aqui já poderemos usar molinetes e carretilhas que melhorarão muito as possibilidades e as técnicas. Inclusive a pesca com iscas artificiais, muito pratica nos dias de hoje.

Na pesca de rios, para a pesca de fundo, é muito importante a preparação de uma ceva onde se procura reunir o cardume num determinado lugar. Pelo fato de um rio ter muito espaço para os peixes percorrerem e num menor sinal de perigo, irem embora, a ceva tem a função de manterem eles no lugar onde vai pesca. As cevas, normalmente, são feitas com farelo de arroz, milho e soja azedos… que são jogados na água periodicamente ou colocados em cevadores para uma distribuição contínua mantendo os peixes por perto.

 

Peixes

Quanto aos peixes, teremos muitas espécies como: Piaus, Curimbatá, Pacus, Bagres, Traíras, Piraputangas, Matrinxãs, Tucunarés, Dourados… e muitas outras espécies dependendo da região que estará pescando.

Importante ter sempre um equipamento leve junto com os demais para pescar os pequenos peixes que estarão presente. Lambari, Bagres, Mandi Chorão e outros que as vezes servirão de iscas ou opção de ser uma ótima pesca num dia de pouca produtividade dos peixes de médio porte.

 

Iscas

Sobre iscas, temos uma infinidades de iscas naturais e artificiais dependendo do local e da espécie que for pescar. Descrever cada uma seria um trabalho quase impossível, tal a diversidade que temos no Brasil. O ideal é fazer uma pesquisa do local e a espécie que lhe interessa e assim determinar as iscas.

Para pescar em rios a Pesca Brasil e a Nautika têm uma grande variedades de equipamentos, acessórios e produtos adequados. Seja para sua pesca ou para o seu conforto.

Acesse a loja virtual “Nautika Lazer”.

Um grande abraço e boas pescarias.

Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.