1 minuto

Hoje em dia existe uma grande variedade de mochilas.

Vários tipos, modelos e tamanhos, tem mochila para acampar, andar de bike, para trekking, hiking, para o dia a dia, etc.

E com tantas opções, como escolher a mochila certa?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar:

As mochilas acomodam a maioria da sua carga na parte mais eficiente do corpo: as costas. A maioria tem sistema de acolchoamento, alças anatômicas para os ombros, tiras de regulagem múltiplas, tira peitoral e barrigueira acolchoada, sendo assim a estrutura ajustada ao corpo precisa te proporcionar mobilidade e liberdade nos movimentos.

A capacidade das mochilas é medida em litros. Algumas possuem mecanismos que expandem essa capacidade, por tanto o peso pode variar.

Então sempre tenha em mente que ultrapassar o peso indicado pode forçar as costuras e diminuir a durabilidade da sua mochila.

Litragem das mochilas

  • Até 15 litros: Hidratação, fast run e bike.
  • De 15 a 25 litros: Um volume espaçoso para o dia a dia e suficiente para pernoite sem excessos.
  • De 25 a 40 litros: O tamanho ideal para um fim de semana.
  • De 40 a 60 litros: Pode acomodar volume de uma viagem de 3 dias à uma semana.
  • De 60 ou mais litros: Tamanho expedição, ideal para viagens de mais de uma semana. É também uma opção para quem carrega toda a bagagem como: barraca, suprimentos, baterias, etc, para todo o grupo. Também pode ser utilizada para mochilões.

A litragem máxima sugerida é de 85 a 90 litros.

Se sua preferência for utilizar pouco peso, desça uma categoria.

Quando a tentação de comprar um tamanho maior for grande, tenha cautela. Não compre uma mochila muito grande se realmente não precisar, pois a tendência é levar carga desnecessária. Afinal, um modelo compacto sempre será mais prático.

O indicado é carregar de 10 a 15% do seu peso corporal nas costas para não prejudicar a coluna, se a carga for maior, use rodinhas. Nunca carregue sua mochila na parte da frente do corpo, pois além da perda de mobilidade a coluna sofre desgaste extra.

O tamanho certo depende do seu tipo de caminhada, minimalista ou precisa ter “tudo”?

O mais importante é sentir-se confortável.

 

Grande abraço

 

Equipe Nautika