4 minutos

Continuando as nossas dicas de organização da sua mochila de trilha, a equipe da Gear Tips separou alguns pontos importantes que devem ser observados antes de colocar os equipamentos.

Organize sua mochila de trilha em camadas

As mochilas de trilha devem ser organizadas em camadas, com base no peso e no uso dos equipamentos. Os itens mais pesados ​​devem ficar perto de suas costas para manter o centro de gravidade. Os itens menos usados ​​vão para a parte inferior e os itens de que você pode precisar durante o dia vão para a parte superior. Dessa forma, você não terá que remexer e tirar tudo da sua mochila quando precisar do papel higiênico ou da jaqueta impermeável.

Embaixo

É aqui que você coloca as coisas de que não precisa enquanto estiver caminhando, como seu sistema de dormir (saco de dormir, isolante inflável, travesseiro, etc). Eu coloco a minha barraca aqui também.

No meio

É aqui que você coloca seus itens mais pesados. Para manter o seu centro de gravidade equilibrado durante a caminhada, você deve posicionar os itens pesados ​​o mais próximo possível das suas costas. Esses itens são representados pela comida e quaisquer outros itens pesados, como garrafas de água extra.

No alto

Aqui é onde você coloca os itens que devem ficar mais acessíveis. O que vai ficar na parte mais alta da mochila pode mudar com base no dia da caminhada. Eu tomo nota de tudo que tive que procurar no dia anterior e me certifico de ter acesso mais fácil a esses objetos nos próximos dias.

Algumas mochilas têm mais de um bolso na tampa, separe seus objetos pelos bolsos levando em conta a sua necessidade de acesso a eles. No bolso superior da tampa eu guardo meus lanches diários, minha lanterna de cabeça e meu kit pequeno de primeiros socorros. Canivete, carteira e papel higiênico são alguns itens que podem ir na parte superior da sua mochila.

O bolso frontal expansível

Algumas mochilas de trilha possuem um bolso frontal expansível. Por estar do lado de fora, esse bolso é um ótimo local para quaisquer itens que possam danificar as coisas dentro da sua mochila, itens úmidos ou que estão sujos. Esse bolso é ótimo para levar a jaqueta impermeável ou uma roupa úmida que precisa secar.

Bolsos laterais

Este é o melhor local para posicionar suas garrafas de água. Algumas mochilas de trilha possuem um desenho que facilita o acesso aos bolsos laterais, isso é muito útil durante a caminhada quando você precisa beber água e não quer ter que parar, tirar a mochila e finalmente pegar a sua garrafa.

Bolsos da barrigueira

Barras de cerais, pequenos lanches, um pequeno tubo de protetor solar e protetor labial, meu telefone (dentro de um saco estanque pequeno) e quaisquer outros itens de alto uso que eu não quero ter que pegar dentro da minha mochila ficam nestes bolsos. Se você não tiver bolsos na barrigueira da sua mochila, você pode usar uma pochete para transportar esses itens menores. Não será tão prático quanto os bolsos na barrigueira, mas é uma solução improvisada para manter a acessibilidade.

Alças da mochila

Eu uso um mosquetão para prender minha lanterna de cabeça na alça da mochila. Outras pessoas usam bolsos para levar seus telefones, penduram o GPS ou o localizador satelital na alça das suas mochilas.

Organização

Existem maneiras diferentes para organizar seus pertences, e isso depende das suas preferências. Descobri que ter sacos dedicados para separar coisas específicas é a maneira mais conveniente de encontrar os objetos – eu separo os meus itens usando sacos estanques e sacos Ziplocs.

– Uso sacos com fecho Ziploc para os meus produtos de higiene, porque são à prova de água e transparentes. E sacos estanques leves para todo o resto;
– Meus eletrônicos, incluindo baterias e cabos de carregamento e cartões de memória vão em sacos estanques reforçados;
– Minhas roupas de acampamento vão em sacos estanque de compressão, o mesmo vale para o saco de dormir;
– Minha comida também vai em um saco estanque – isso ajuda a proteger o interior da mochila e evita que algum animal ache a minha comida facilmente durante os acampamentos.

Pack liner, uma camada extra de proteção

Nada estraga mais meu dia de caminhada do que um equipamento encharcado, é por isso que uso um Pack Liner – um saco estanque grande que protege todo o interior da minha mochila.

No passado, eu tinha minha capa de chuva e uma capa de chuva para mochila. No entanto, em viagens recentes, troquei as duas por um poncho, que funciona tanto para me proteger contra a chuva quanto para cobrir a minha mochila. Além disso, eu uso sacos estanques para separar meus equipamentos importantes ao mesmo tempo em que protejo eles.

Não se esqueça de colocar o papel higiênico e kit de primeiros socorros em sacos impermeáveis! Cada caminhada é diferente e pode exigir um cuidado mais ou menos rigoroso com a proteção dos equipamentos. Como eu sou uma caminhante que passou por algumas tempestades e tropeçou ao atravessar um rio, prefiro errar por excesso de cautela. Então tudo que eu considero importante vai dentro de um saco estanque.

Agora que você já conhece alguns princípios-chave por trás da arte da organização de mochilas de trilha, está na hora de praticar. Então pegue a sua mochila, organize tudo e vá para as trilhas!

Um grande abraço e boas aventuras!