2 minutos

Durante a prática do trekking ou mesmo em um rápido bate e volta, você sempre estará sujeito a tomar chuva. Mesmo que ao sair o sol esteja brilhando, nada garante que no final da tarde não vá cair aquele toró.

Por isso mesmo algumas regras básicas devem ser seguidas ao praticar atividades outdoor. Em primeiro lugar, SEMPRE manter um anorak na mochila, independente das condições do tempo e das previsões (sim, previsões podem falhar… e falham!), portanto é necessário ter recursos para manter os itens essenciais secos.

E o que são itens essenciais durante sua caminhada? 

Se você vai fazer um trekking é fundamental que seu saco de dormir e roupa extra fiquem secos, mesmo durante uma tempestade, agora se você for fazer um hiking (bate e volta a um cume por exemplo), sua headlamp, seu celular e documentos precisam ficar secos. Certo? Então esses tipos de equipamentos são essenciais, ou seja, não podem molhar, pois do contrário você poderá passar por situações bem complicadas. Imagina, depois de horas de caminhada, montar seu acampamento e descobrir que seu saco de dormir está encharcado?! Não vai ser uma boa…

Então como se prevenir?

Primeiro o ideal é ter uma mochila com capa de chuva, isso já é meio caminho andado! Mesmo que sua mochila não tenha vindo com capa,  você pode comprar separadamente, pois marcas como a DEUTER vendem capas avulsas em diversas litragens. Nenhuma mochila fica 100% impermeável com uma capa de chuva, mas já protege bastante!

Esse vídeo explica um pouco sobre impermeabilidade das mochilas:

Outra dica muito eficiente é utilizar os  famosos sacos estanques! Sim, sacos estanques são leves, compactos e super úteis, pois além de proteger da água eles ajudam a organizar seus itens dentro da mochila.

No Brasil a marca australiana SEA TO SUMMIT está presente com vários modelos e litragens, então você pode ter um para eletrônicos, outro para documentos e mapas, outro para seu saco de dormir e assim por diante. Tudo organizado e protegido da água.

Veja esse vídeo sobre sacos estanques:

E ainda tem outra opção, o PACK LINER da SEA TO SUMMIT, um saco estanque maior, com o formato de uma mochila justamente para ser colocado dentro, e dessa forma proteger tudo o que estiver lá.

Veja o Pack Liner nesse link:

Nesse vídeo uma explicação sobre o Pack Liner:

 

Então é isso…. vá para o mato, e mantenha tudo seco!

 

Abs!

Kiko Araujo

www.geartips.com.br