2 minutos

A linha de monofilamento ou nylon é adequada para as técnicas de pesca que precise de elasticidade no uso. Por exemplo, na pesca de peixes que tenham muita energia, no momento da explosão ou tomada da linha, por ser elástica, amortece o impacto da força do peixe, preservando o anzol, o leader e a ruptura da própria linha de pesca. Geralmente com molinetes e carretilhas.

Por não absorver água e deslizar com mais facilidade em lugares de média ou baixa profundidade, proporciona muita sensibilidade no toque do peixe na isca.

Exemplo: em pesca de Piaus, Piaparas, Corimbas, etc., em rios.

 

Linha incolor ou transparente

Por ter a opção de ser incolor ou transparente é adequada para pescar peixes muito ariscos, o que melhora muito a produtividade.

Além de ser fundamental para a confecção de lideres para amarrar os anzóis, e deixar o mais discreto possível.

Em baixas bitolas ou espessuras é fundamental para pesca de pequenos peixes como lambaris, carás, tilapinhas, bagres, etc. Nessa condição é comum perder muita linha com enrosco, então a linha monofilamento por ter um baixo custo é mais indicada, pois proporciona menos despesas, mas com grande funcionalidade.

 

Linha colorida

Pela diversidade de cores, também é importante usar a linha de monofilamento colorida, nas técnicas em que a linha fique bem visível na hora da pesca. Por exemplo: na pesca de fundo em pesqueiros. Mas sempre com um líder de linha transparente.

É indicada para pesca de praia, geralmente em baixa espessura para não ter muito atrito com o movimento da água ou ondas e também por ser necessário longos arremessos. Em costões, por enroscar com facilidade nas pedras, perde-se muita linha então é mais adequado usar a linha de monofilamento por ter baixo custo.

 

A linha de monofilamento é a linha mais versátil e mais utilizada em quase todas as pescarias. E desde sua descoberta há mais de 80 anos, vem evoluindo continuamente para atender as necessidades dos pescadores paras as técnicas locais e tipos de peixes a serem pescados.

A Pesca Brasil tem linhas de monofilamento que privilegiam baixa espessura, mas com grande resistência à tensão e abrasão. Também, linhas com cores camufladas para ficar o mais discreto possível dentro da água.

Possui também, linhas de monofilamento com cobertura de fluorcoating para confecção de líder.

Visite a loja virtual “Nautika Lazer”, seção de pesca para maiores informações.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba