2 minutos

Quantos de nós temos na nossa lembrança a imagem de acampamento ou alguma aventura com nossos pais?

A importância que esses bons momentos têm, fazem a diferença para sempre em nossas vidas e nada melhor do que replicar com nossos filhos.

 

Eu como pai posso dizer que é indescritível essa sensação maravilhosa de montar uma barraca, ver nossos filhos esticar as cordinhas, bater as estacas, encher os colchões e depois aquela sensação boa de ter montado tudo em equipe.

 

Eu gosto muito de distribuir tarefas como se fosse uma grande empreitada, cada um fica encarregado de fazer algumas atividades e isso é a melhor parte da nossa aventura, o que verdadeiramente deixa memórias.

 

Mas nem tudo é alegria se não tomarmos os devidos cuidados.

Como as crianças têm por natureza esse espírito livre e aventureiro também tem o coração e alma limpa, sem maldade, que é onde mora o perigo.

 

Recentemente fui acampar com meu filho de 5 anos, por um momento descuidamos um pouquinho e ele foi desbravar o camping sozinho, por sorte interromperam a fuga do garoto.

 

Então por experiência própria, além de conversar bastante com ele, procuro sempre seguir alguns hábitos que ajudam a evitar qualquer transtorno e vou dividir com vocês 7 dicas para acampar com crianças:

 

  1. Sempre conte ludicamente tudo sobre a aventura que vocês farão, conte sobre os perigos, como guardar corretamente os sapatos e olhar antes de colocarem nos pés, além de dar tarefas para cada um, assim eles terão responsabilidades e sentirão parte de todo o processo.
  2. Crie pontos de referência e com quem falar em caso de perda.
  3. Sinalize a criança com pulseiras de identificação.
  4. Ao dormir, feche bem sua barraca, de preferência deixe os zíperes para cima, onde eles terão maior dificuldade de alcançar e caso abram ira te acordar, mas se for barraca pequena coloque o colchão de maneira que ele impeça a abertura da porta sem te incomodar.
  5. Leve sempre aquele kit de primeiros socorros que tenha curativos (no caso dos meus filhos temáticos) e repelentes para criança, além do protetor solar.
  6. Realize brincadeiras lúdicas onde as crianças criarão as melhores memórias.
  7. Divirta se muito! O tempo passa, o tempo voa, o que nos sobra são as memórias vividas entre pais e filhos.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika