1 minuto

A bolsa térmica é um item essencial para o dia a dia, passeios, viagens, acampamentos e etc.

Acredito que a maioria das pessoas tenham pelo menos uma em casa.

 

Elas se apresentam em vários modelos, mas nem sempre nas mesmas qualidades.

Por isso um fator muito importante na hora de escolher sua bolsa térmica é o material que ela é fabricada, já que isso determinará e muito o tempo de conservação e proteção dos alimentos e bebidas nela acondicionados.

Por isso priorize os modelos mais reforçados, porque as bolsas térmicas com espessuras muito finas podem não ter a eficiência necessária para manter a temperatura ideal.

 

Então antes de saber como lavar, precisamos entender como a bolsa térmica funciona.

 

O mecanismo de funcionamento de uma bolsa térmica é muito simples, as paredes internas com lâminas de alumínios refletem a temperatura e geram o isolamento térmico.

Alguns modelos como a Bolsa térmica Bora NTK, tem o mecanismo de funcionamento muito parecido com as caixas térmicas (cooler box). Possuem acabamento interno, acabamento externo e enchimento, sendo que a parte externa reflete a temperatura, funcionando como um filtro até a parte isolante e a parte interna serve pra proteger os alimentos e melhorar o acondicionamento.

 

Agora que já entendemos o funcionamento, vamos para a parte da limpeza:

 

1. Como geralmente colocamos alimentos em nossas bolsas térmicas, a primeira dica é nunca utilizar produtos de limpeza com cheiro, apenas um detergente neutro, água e uma buchinha de espuma lisa são suficientes para deixar sua bolsa limpa.

2. Lave manualmente em um tanque e enxague bem, logo após, deixe secar a sombra para evitar estragar a manta térmica interna da sua bolsa térmica.

3. Lembre-se que elas possuem partes internas que muitas vezes depois de molhadas demoram bastante para secar.

4. Outra dica muito importante é sempre que utilizar a bolsa, passar um pano com álcool para retardar a quantidade de lavagens necessária.

5. Coloque sempre seus alimentos em potes plásticos vedados ou saquinhos e evite contato direto da bolsa com os alimentos.

 

Seguindo essas dicas, você vai garantir a vida útil da sua bolsa térmica por muito tempo.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika