1 minuto

Todo canivete vem amolado?

Quando compramos um canivete esperamos que seu corte seja como o de uma navalha e nos frustramos quando isso não acontece, correto?

Na verdade queremos esse corte, mas esquecemos que cada canivete tem suas características próprias.

Sendo assim, antes de comprar seu canivete e sair se aventurando, é preciso levar em conta que muitos canivetes não vêm com a amolação precisa e isso é simples de entender.

Quanto mais preciso, mais fino será o fio! E isso pode danificar dependendo da ação do tempo.

Por exemplo, por mais que para descascar uma laranja o canivete possa se sair bem, pode ser que para cortar papel ele não corte da maneira desejada, do mesmo jeito para cortar uma corda.

Por isso, defina o que você cortará com frequência com seu novo canivete, pois cada tipo de canivete serve para situações específicas.

A Nautika disponibiliza o amolador de canivetes NTK. Sua vantagem é que não risca a lâmina, principalmente quando a lâmina for pintada.

A grande vantagem desse tipo de amolador, é que qualquer pessoa pode utilizar sem medo de se machucar ou estragar a têmpera da faca, pois ele atua pelo sistema de abrasão, que não esquenta e tampouco danifica a lâmina.

Muitas pessoas testam canivetes cortando papel, mas uma faca de sobrevivência por exemplo, pode decepcionar nesse quesito. Em muitos casos ela vai funcionar mais como um machado do que como uma faca para cortar galhos na selva ou abrir estacas, sendo que se tem um fio muito fino, pode ser danificado.

Tenha em mente que é sempre bom ter o amolador a mão.

No caso da Nautika, a maioria dos canivetes são artesanais. Essa característica pode aumentar essa variação de produto para produto, sem afetar de maneira alguma a qualidade, deixando a cargo do cliente esse último ajuste fino!

 

Grande abraço e boas aventuras!

Henrique Recce