2 minutos

Ultimamente nos principais grupos de campismo, um assunto muito comum tem tomado conta dos debates: Qual é a resistência de uma barraca de camping na chuva?

Para isso, uma característica muito importante da barraca é a coluna d’água dos tecidos e a qualidade dos mesmos, porém, esse não é o fator principal de proteção.

Deve-se considerar que a montagem correta de sua barraca influencia diretamente na resistência que ela terá caso enfrente uma tempestade ou rajadas de vento.

Você que acampa com diversos tipos de barracas deve ter em mente o grau de dificuldade na montagem dos mais variados modelos. Das barracas maiores (familiares) que geralmente demoram mais na montagem, aos modelos menores, que são pequenas e auto portantes. E isso ocorre, pois quanto menor for a barraca, menor será o número de pontos de ancoragem.

Embora não existam regras perfeitas para a montagem de cada modelo, listamos algumas dicas que irão facilitar sua vida e reduzir em muito as possibilidades de passar qualquer tipo de perrengue:

 

  • Procure um bom lugar para montar sua barraca

Procure um piso nivelado e evite qualquer local que tenha “caídas”. Além disso, se certifique que não empossa água, não possui formigueiro ou outros insetos e esteja longe de árvores perigosas;

  • Organize a montagem de sua barraca

Depois de encontrar o lugar correto, retire sua barraca da sacola de transporte e separe todas as partes: dormitório, sobreteto, varetas, cordinhas e estacas;

  • Fixe o dormitório

Estique o quarto e prenda ao piso com o auxílio das estacas. Utilize sempre estacas que sejam indicadas ao piso que for montar para garantir melhor performance;

  • Montagem das varetas

Após estaquear o quarto, passe as varetas pela canaleta encaixando as extremidades, depois levante devagar até montar a estrutura toda do quarto. Você vai notar que ficará bem esticado;

  • Finalizar com o sobreteto

Coloque o sobre teto e amarre cuidadosamente cada ponto a estrutura da barraca, pois ao esticar garantirá uma montagem perfeita. Quando for estaquear o sobreteto, o mesmo estará preso e a estrutura vai esticar uniformemente, garantindo a perfeita circulação do ar, evita uma possível condensação.

 

Com essas dicas, sua experiência no camping será muito melhor e com certeza você não terá nenhum tipo de dor de cabeça com a sua barraca!

 

Até a próxima!

 

Equipe Nautika