2 minutos

A carretilha, em princípio, foi criada para a pesca de arremesso. Todo o seu projeto foi concebido para que o pescador possa passar o dia fazendo arremessos das iscas artificiais ou naturais. É comum em um dia de pesca com iscas artificiais, se chegar a fazer 500 arremessos.

Então o equipamento tem que ser funcional para essa finalidade. É importante ser leve, permitir precisão de arremesso, prático no manuseio, rápido no recolhimento, bom freio ou fricção e resistente para lutar com o peixe.

Um detalhe importante é que na carretilha a linha é recolhida diretamente no carretel que gira em seu eixo. Isso dificilmente provoca torções na linha, mas por outro lado, exige do pescador um certo nível de habilidade para não provocar as temíveis cabeleiras ou “backlash”. Mas vencido essa fase é muito prazeroso pescar com a carretilha.

As carretilhas também são fabricadas em diversos tamanhos ou seja: as menores para pesca de peixes pequenos, as médias para peixes médios, as grandes para os grandes exemplares e uma classe especial que são as carretilhas marítimas com grande capacidade de linha, alto poder de tração com estrutura reforçada.

Podem ser de perfil baixo que tem um design que procura moldar na palma da mão do pescador proporcionando leveza, funcionalidade e praticidade. Ou de perfil alto onde se procura maior capacidade de linha, robustez e maior poder de tração.

Opcionalmente podem ter a manivela do lado direito ou esquerdo.

Na pesca moderna, os fabricantes cada vez mais procuram evoluir seus produtos, oferecendo modelos direcionados para determinados tipos pesca ou peixes a serem pescados. Por exemplo: Na pesca de peixes de couros em rios, já temos carretilhas leves com grande capacidade de linha e alto poder de freio ou drag. Modelo que também é muito adequado para a pesca de grandes Tambacus, Pincacharas, Piararas em pesqueiros.

Mas, tipificando as carretilhas, temos os modelos para pesca leve, pesca média, pesca pesada e ultra pesada. Todas têm suas características de funcionalidade ou uso.

Por isso, pescadores, é muito importante montar um conjunto equilibrado para o tipo de pesca que vai praticar. Dessa forma se terá o máximo de rendimento do equipamento proporcionando uma pesca produtiva e com muita emoção.

A Pesca Brasil possui diversos modelos de carretilhas para atender as preferências dos pescadores. Os modelos Impacto GII, a Raptor que privilegia a leveza e a Raptor BG Ultra com grande capacidade de linha e alto drag.

Para mais informações, consulte a loja virtual “Nautika Lazer” na seção de pesca.

Um grande abraço e ótimas aventuras!

Texto escrito pelo parceiro Nelson Chiba.