2 minutos
Vai iniciar no Hiking e não sabe quais são equipamentos essenciais?

Vem com a gente, na matéria de hoje, vamos explicar a vocês o que é a prática dessa modalidade e quais são os equipamentos indispensáveis para iniciar uma travessia.

Primeiramente, o ideal é você conhecer a atividade que quer iniciar, por isso vamos iniciar nossa conversa explicando o que é o Hiking. A modalidade nada mais é que caminhadas que não exijam o transporte de equipamentos ou montagem de acampamento, como, por exemplo, uma trilha ao Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira ou percorrer o Caminho de Santiago, em que o ideal é dormir em pousadas ou hotéis.

Dito isto, aqui vai uma lista de equipamentos básicos que não podem faltar ao realizar esse tipo de atividade:

  • Calçado: Se você já tiver alguma experiência em trilhas, pode, sem problema algum escolher um tênis esportivo, porém, do contrário, o ideal é optar por uma bota, pois o cano médio ou alto dela vai te proteger de torções e possíveis objetos (como galhos e pedras). De qualquer forma, o solado do seu calçado precisa ter uma sola ideal para trilhas, de nada adianta um tênis para corridas de asfalto! De preferência que seja uma bota ou tênis impermeável e respirável.
  • Meia: Sim, como já falamos diversas vezes em outras matérias, a meia é um equipamento! Meias específicas para trilhas vão manter seu pé seco, confortável e evitar o surgimento de bolhas durante ou após o percurso.
  • Mochila: Para hiking, as mochilas entre 20 e 30 litros são mais do que suficientes. O que deve ser observado é: Se possuem capa de chuva (fundamental em uma mochila de aventura!), ergonomia, conforto e sistemas de ventilação, afinal de contas a mochila precisa ser respirável, já que estamos falando de uma atividade com longas caminhadas.
  • Acessórios: Aqui, um compilado de equipamentos que podem ser essenciais ao depender do seu percurso, como: Headlamp (lanterna de cabeça), muito mais prática do que uma lanterna de mão, uma jaqueta de chuva, a Anorak, ideal para situações com clima instável, em que chuvas podem cair, um gorro ou bandana podem salvar vocês de alguma situação de frio, um kit de primeiros socorros (com medicação), caso ocorra algum imprevisto, um canivete suíço é sempre útil (principalmente no mundo dos escoteiros), repelente e protetor solar, esses dois dispensam apresentação, pois são indispensáveis e algum sistema de hidratação, que pode ser uma simples garrafa ou um sistema dentro da mochila.

Um último item, o bastão de caminhada, não é extremamente essencial, mas gosto bastante, principalmente em caminhadas longas e com oscilações.

É isso, com esse equipamento vocês estarão preparados para qualquer hiking!

Até breve, boas aventuras!

Um abraço da equipe Nautika.