2 minutos

Hoje vamos desvendar o real motivo para usarmos o leader em uma pescaria.

Quando usar, para que serve, quais são os modelos?

Enfim, vamos passar algumas dicas muito importantes para ajudar na sua pescaria.

Basicamente, o leader é uma linha mais grossa com uma resistência absurda, sendo colocada na ponta da linha de pesca, que pode ser multifilamento ou até mesmo, monofilamento.

No caso das linhas monofilamento, como por exemplo a pesca de praia, as linhas utilizadas são muito finas, justamente para permitir um arremesso de longa distância e as chumbadas por sua vez, são extremamente pesadas, sendo quase que inevitável não rompê-las, caso o leader não seja utilizado.

Sendo que o leader nesse caso, só serve para dar o arranque do arremesso, fazendo com que a linha saia do carretel e lhe permita desfrutar de momentos incríveis em sua pescaria.

Já quando estamos utilizando as linhas multifilamento, é muito importante você usar um leader. Já que as linhas multifilamento têm uma resistência muito grande a tração, mas não tem a abrasão.

Linhas de pesca multi e monofilamento

Linhas de pesca multi e monofilamento

Isso quer dizer que, caso essa linha passe num bico de pedra ou pegue um pedaço de pau, ela fatalmente se romperá, sendo que esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização de um leader.

Para se ter uma noção de qual é a medida que normalmente se utiliza de leader, pode-se levar em consideração o tamanho da vara de pesca, ou seja, para uma vara de 3 metros, indica-se que seja utilizado 3 metros de leader.

Em termos de material, quando estamos falando de leader, normalmente existem dois tipos de materiais: o Fluorcarbon, que é um material amplamente conhecido no mercado de pesca há bastante tempo e o Fluorcoating, que é a matéria prima utilizada nos produtos da Pesca Brasil.

Ambos os materiais têm o mesmo objetivo, alta resistência a abrasão, se diferenciando principalmente em suas características mecânicas e na relação custo vs. benefício.

Os leaders de Fluorcoating possuem excelentes preços com a mesma resistência, sendo uma tecnologia mais recente, basicamente uma linha de Nylon com uma camada de Fluorcarbon, que proporciona aos pescadores exatamente as mesmas características de um leader de Fluorcarbon, mas com um valor bem reduzido!

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!