2 minutos

Se você já andou pesquisando sobre sacos de dormir, temperaturas e o que pode ser feito para otimizar o uso deles, provavelmente já esbarrou com esse item: Liner.

Mas afinal, os liners para sacos de dormir, para que servem?

Vamos lá!

 

Ainda que possam ser utilizados substituindo sacos de dormir (isso em caso de temperaturas amenas e estando MUITO bem abrigado), os liners devem ser utilizados junto a um saco de dormir, ou seja ele se encaixa dentro do saco.

Uma boa e rápida definição para um liner seria “lençol de saco de dormir”, isso porque uma das suas funções é justamente proteger o saco de dormir da sujeira, então seria como você estar utilizando um lençol embaixo do edredom, assim o suor e contato da sua pele fica no lençol e não no edredom, que é bem mais difícil de lavar.

Com o liner funciona do mesmo jeito, ele age como uma barreira física entre seu corpo e o saco de dormir, garantindo que seu suor/sujeira (afinal de contas você andou o dia todo e não teve coragem de tomar um banho gelado no rio…) não tenha contato com o saco de dormir.

E por que isso é bom? Porque sacos de dormir não devem ser lavados com frequência, pois isso diminui drasticamente sua vida útil. Então o liner ajuda a manter seu saco de dormir limpo por mais tempo e consequentemente prolonga sua vida útil!

Além de manter seu saco de dormir limpo, o liner vai ter uma outra função: potencializar sua temperatura, isso acontece automaticamente ao usar um liner seja ele feito de qualquer tipo de tecido, pois é mais uma camada a lhe proteger. Porém, existem diversos tipos de tecidos utilizados em liners, e cada um vai aumentar mais ou menos a temperatura do saco de dormir.

A marca australiana Sea to Summit é especializada em equipamentos para esportes outdoor e tem a maior linha de liners do mundo. No Brasil você vai encontrar alguns desses modelos:

Diferentes tipos de liners

Diferentes tipos de liners

  • Thermolite Reactor – Feito de Thermolite 80g/m2, uma fibra sintética oca que tem grande poder de isolamento térmico. Capaz de potencializar a temperatura do saco de dormir em até 8°.

 

  • Thermolite Reactor Extreme – Esse já utiliza Thermolite, 110g/m2, o que garante um isolamento ainda maior, potencializando a temperatura em até 15°.

 

  • Thermolite Reactor Fleece – É o mais quente da linha, sendo capaz de aumentar em até 18° a temperatura do saco de dormir.

 

  • Coolmax Adaptor – Esse já tem mais a função de conforto e limpeza do que aumento de temperatura, pois a fibra sintética Coolmax absorve a umidade.

 

Esses são modelos disponíveis no Brasil e facilmente encontrados em lojas do mercado outdoor. Outras marcas também começam a trazer esse tipo de equipamento, mas vale lembrar que a Sea to Summit foi a pioneira nesse tipo de equipamento por aqui, trazendo os primeiros modelos em 2006.

Bom, agora que você sabe para o que serve um liner, avalie a possibilidade de adquirir um. É um equipamento importante e versátil.

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!