1 minuto

Sim. Isolantes infláveis e auto infláveis estão sujeitos a furos, e isso é inerente a qualquer equipamento inflável. Por isso é preciso prestar muita atenção no local onde você vai utilizar seu isolante, pois mesmo aquela área gramada que parece ser inofensiva, pode ter um graveto afiado e danificar seu equipamento.

Para minimizar esse risco limpe a área onde vai colocar o isolante: gravetos, pedrinhas e etc, quanto mais limpo for melhor. Também é preciso estar atento no transporte, ou seja, não coloque ele dentro da mochila ao lado dos (exemplo) utensílios de cozinha, pois objetos afiados também são um risco para esse tipo de equipamento.

Caso tenha furado seu isolante, é possível reparar com kits que você encontra no mercado, como o KIT DE REPARO NTK. São simples de usar e quando bem aplicados são muito confiáveis. Na internet existem diversos vídeos explicando como fazer esse tipo de reparo.

Nesse vídeo o Pedro Lacaz do Gear Tips fala um pouco sobre reparos:

Duas dicas superimportantes!!!

  • Se for acampar na neve ou em gelo, nunca leve somente seu isolante inflável ou auto inflável, pois caso ele fure você estará em uma situação de risco. Para esse tipo de terreno sempre leve um EVA também, ele vai otimizar seu isolamento térmico, uma  vez que os valores R dos isolantes se somam, exemplo: Um EVA Thor por baixo + um inflável Orok pro cima, vai ter a soma dos dois valores R´s, e além disso caso o inflável fure, você terá o EVA para lhe proteger.

 

  • Nunca, jamais, coloque seu inflável ou auto inflável inflado em uma superfície quente. Ou seja, não use ele debaixo do sol. Calor expande gás, e seu isolante está cheio de um tipo de gás (o ar que respiramos), então a superfície quente vai aquecer esse “gás” e expandir, criando caroços e deformando seu equipamento.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika