Isolantes auto infláveis – Entenda como funciona!

Isolantes infláveis e auto infláveis vem se popularizando no Brasil. São compactos e confortáveis. Não são mais leves que um EVA, mas seu tamanho e conforto valem o aumento de peso.

Mas você sabe como funciona um isolante AUTO inflável? O Inflável é fácil, basta soprar ou utilizar um sistema de enchimento e pronto, ele infla e está pronto para usar, quanto ao AUTO inflável a coisa é um pouco diferente.

Os isolantes AUTO infláveis são recheados parcialmente com espuma de célula aberta, então parte do seu recheio é vazio e parte é de espuma. Ao entrar, o ar vai preencher o espaço vazio e também inflar a espuma, dessa forma ela fica cheio e pronto para o uso.

Mas eles inflam automaticamente uma vez que são AUTO infláveis? Sim e não!

O que acontece é que ao abrir a válvula, ou seja, deixar o ar entrar, a espuma que estava compactada vai gradualmente enchendo de ar e se expandindo, por isso ele se auto infla.

De qualquer forma sempre será necessário uma “soprada” final para dar a pressão adequada, então podemos dizer que o isolante é quase 100% auto inflável, mas para dar a pressão final você vai ter que soprar.

Os diferentes tipos de isolantes térmicos

Os diferentes tipos de isolantes térmicos

A Sea to Summit, marca australiana especializada em equipamentos outdoor tem uma grande linha de isolantes auto infláveis e com tecnologias de enchimento diferentes, como a Delta-Core e Delta-Core V. Vale dar uma checada nesses modelos!

Um alerta sobre isolantes infláveis e auto-infláveis que poucas pessoas sabem: NUNCA deixe seu isolante exposto ao sol e/ou calor quando inflado!

Pois ele está cheio de ar, e gases se expandem quando aquecidos (o ar é um composto gasoso com oxigênio e etc) e isso pode danificar o isolante.

Também vale observar o seguinte: Ao comprar seu isolante ele vem super compactado da fábrica, então nos primeiros usos a espuma demora mais para inflar. Uma boa dica é manter ele inflado em casa, guardado (por exemplo) debaixo da cama, assim a espuma fica com “memória” de inflada e quando for precisar inflar de novo vai ser mais rápido o processo.

É isso… vale conhecer um isolante auto inflável, pois é uma ótima opção para suas aventuras!

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *