1 minuto

O ideal é realizar a lavagem do saco de dormir a mão, mas caso não queira realizar esse procedimento de lavagem, lave o saco de dormir apenas em máquina de lavar comercial (comum), pois as caseiras de abertura na parte superior danificam as fibras.

Para lavar na máquina de lavar feche todos os zíperes e o velcro e vire ao contrário.  Para uma limpeza melhor, esfregue o capuz, o colar térmico e as partes que acumulam mais sujeira com uma escovinha, um pouco de água e sabão de coco antes de colocar na máquina.

Use apenas sabão de coco ou detergente biodegradável suave. O ideal é usar apenas ½ ou ¼ do sugerido pela máquina de lavar, a quantidade vai depender da sujeira do saco de dormir, mas nunca coloque mais do que o especificado acima.

Não use em hipótese alguma amaciante. Lave com água fria e apenas no ciclo leve ou delicado. Para melhores resultados faça funcionar o ciclo de enxague pelo menos mais uma ou duas vezes, sem detergente nem sabão. Todo o sabão do saco de dormir precisa ser retirado antes de secá-lo.

Retire da máquina de lavar com muito cuidado e seque em uma secadora profissional, na temperatura mais fria possível, pois o calor excessivo vai destruir o tecido e a capacidade de aquecimento das fibras.

Verifique várias vezes durante a secagem se está quente demais, pois isso pode danificar o material.

Retire assim que estiver totalmente seco, pode demorar entre duas e cinco horas, depois deixe esfriar esticado.

Garanto que se  você seguir as orientações certinho, seu saco de dormir vai durar por muito tempo sem estragar a qualidade e eficiência ao manter a temperatura.

 

Boas aventuras!

 

Equipe Nautika