1 minuto

Há alguns anos recebemos no e-mail do SAC da Deuter a seguinte pergunta de uma consumidora: “Olá, eu não estou conseguindo dobrar meu saco de dormir para guardar de novo no saquinho de compressão. Podem me ajudar?”

Ao receber nossa resposta ela replicou de forma indignada, dizendo algo como: “Se vocês não sabem como deve ser feito, não inventem mentiras.”

Não somos mentirosos, mas a verdade é que a forma correta de guardar seu saco de dormir é “amassando” para dentro. Isso mesmo, não é para dobrar certinho e tentar recolocar no saquinho, pois além de ser praticamente impossível, o enchimento estará com ar e dessa forma ele vai ficar mais volumoso do que a primeira vez que foi acomodado na fábrica.

Então sim, dobrar ele é errado. Se você ficar dobrando seu saco de dormir sempre da mesma forma, vai acabar criando vincos que irão aos poucos danificar o enchimento e consequentemente reduzir a eficiência dele para manter a temperatura.

Então a forma correta de acomodar o seu saco de dormir de novo dentro do saquinho de compressão é ir amassando-o para dentro e girando ao mesmo tempo. Importante: comece com o a parte de baixo o “pé” do saco, pois assim vai reduzir a entrada de ar e facilitar a manobra.

Esse vídeo mostra bem como se faz:

 

Essa foi a dica de como guardar seu saco de dormir de volta ao saquinho de compressão. Mas vale falar também em como guardar ele em casa, ou seja, quando estiver fora de uso. Bom, em casa você tem espaço então vale a pena deixá-la fora do saquinho de compressão, ou seja, não comprimido. Isso para sempre facilitar a expansão do enchimento quando você for usar ele no mato ou na sua aventura. Então basta arrumar um saco grande e deixar ele dentro de maneira mais solta possível.

Sacos de dormir tem vida útil (assim como tudo e todos), então quanto mais você cuidar dele, mas tempo ele vai lhe servir.

 

Boas aventuras e até a próxima!

Equipe Nautika