2 minutos

Com certeza, essa é a primeira pergunta que vem a cabeça quando pensamos em acampar!

Chegando um feriado, final de semana ou até mesmo as férias, uma ideia vem a mente: “Vou acampar!”

Certo, mas qual modelo escolher?

Existem centenas de modelos de barracas, mas como campista temos algumas variáveis que são fundamentais na escolha correta da barraca.

Partindo da estratégia do “pergunte a si mesmo”, listamos algumas perguntas e respostas que são muito pertinentes:

 

  • Qual o clima que vou enfrentar nessa aventura?

Essa pergunta é bem importante e deve ser a primeira, pois a partir dessa teremos respostas posteriores.

Cada barraca é desenhada para um tipo de clima e marcas como Guepardo, Nautika e Azteq levam isso muito a sério. Elas disponibilizam as informações em seus produtos, como coluna d’agua (que simplificando seria a capacidade que o tecido tem em relação a proteção contra chuva e essa numeração quanto maior, mais proteção), sendo assim, se o clima for de chuva, uma proteção de 2500mm seria ótimo, como as da linha GT NTK.

 

  • Quantas pessoas vão ficar na barraca?

As barracas são vendidas pelo número de pessoas que nela vão ficar, por exemplo, Cherokee 3/4, Indy 2/3 e etc.

Uma dica ótima é a seguinte: Qual sua altura e peso e das outras pessoas que vão com você?

Parece simples, mas faz toda diferença! Os fabricantes ao determinarem os tamanhos das barracas seguem um padrão de pessoas com medidas de 1,70m de altura e 70kg de peso, sendo assim, é ideal levar em consideração essas informações para a escolha ideal.

 

  • Quantos dias vou ficar?

Essa pergunta se encaixa um pouco na anterior, pois dependendo dos dias que ficaremos acampados, uma barraca maior fará toda diferença em nosso conforto, principalmente porque não sabemos se enfrentaremos períodos de chuva.

Nesse caso, se precisarmos ficar bastante tempo dentro da barraca, o conforto fará toda a diferença.

 

  • Que tipo de terreno irei montar minha barraca?

Devemos nos atentar a essa pergunta, pois um terreno muito acidentado não é indicado para barracas grandes, já que você precisará de uma planície boa para dormir, além de prender bem a barraca.

Observando o terreno, devemos preparar nossas estacas (specs) pois se o terreno for cheio de pedras, deve-se levar estacas mais resistentes e em terrenos moles (areia, terra) estacas maiores de plástico ou maiores serão necessárias.

 

  • O local venta demais?

É de suma importância que a barraca tenha bom reforço nos pontos de stress, pois em uma ventania sua barraca não será danificada, verifique esses pontos que são os de ancoragem, que é onde você vai amarrar as cordinhas e prender as estacas de sua barraca.

E por fim uma dica de ouro seria verificar as varetas! Geralmente, as varetas pretas são recicladas e isso interfere diretamente na durabilidade e resistência, levando sua estrutura a se romper apenas pela mudança brusca de temperatura. Essa questão foi objeto de estudo da Nautika, que inovou em sua estrutura com as varetas Flexmax, que trazem esse reforço na qualidade de toda a estrutura da barraca.

 

Depois de tudo isso, é só preparar os equipamentos e aproveitar o melhor da vida em suas aventuras!

 

Grande abraço, boas aventuras!

 

Henrique Recce