2 minutos

Ao procurar uma barraca para comprar, você com certeza já esbarrou nessas especificações: 3 ou 4 estações, mas você sabe o que isso significa?

De uma forma geral os fabricantes de barracas técnicas definiram em duas categorias suas barracas, isso no que se refere a resistência a condições climáticas. Então ficou definido que barracas que suportam ventos mais fortes e temperaturas mais frias (neve e geadas), como as encontradas em alta montanha, seriam barracas de 4 estações, ou seja, a “quarta” estação seria o inverno.

Já barracas projetadas para condições mais amenas, ventos mais fracos seriam as barracas 3 estações.

Essa definição não está diretamente ligada a impermeabilidade das barracas, pois mesmo em temperaturas amenas uma barraca técnica precisa ter uma ótima impermeabilidade, pois frequentemente é utilizada em regiões tropicais, como nosso país, onde as chuvas são torrenciais.

Então o que determina uma barraca ser 4 estações?

Seu tecido precisa ser mais técnico, a fim de manter a temperatura no interior, ela não pode ser muito ventilada e principalmente precisa ter um design que garanta resistência a fortes ventos. É comum nesse tipo de barraca o formato geodésico, pois é uma forma que consegue “cortar” o vento vindo de várias direções.

Barraca técnica Himalaya Azteq 3P

Barraca técnica Himalaya Azteq 3P

Já uma barraca extremamente ventilada, mesmo que com ótima impermeabilidade, não pode ser considerada 4 estações, mesmo que tenha um design que promova uma resistência a fortes ventos.

De uma forma geral, a grande maioria dos usuários devem optar por uma barraca 3 estações, pois atendem em quase todas as situações, são mais leves, compactas e baratas. Apenas avalie a compra de uma barraca 4 estações se tiver a real necessidade disso, ou seja, planos para regiões com o Himalaia e Andes.

E 2 estações, existe?

Não! Falando de definição por parte dos fabricantes técnicos de barracas, 2 estações não fazia sentido, pois o importante era definir uma categoria para clima severo e outra para uso mais amplo, e 3 e 4 estações cumpriram esse papel.

 

Curtiu nosso post de hoje? Lembrando que se houverem dúvidas, críticas ou sugestões de review, nós ficaremos muito felizes em responder. Então é só deixar o seu comentário!