4 minutos

O sobreteto de uma barraca é indiscutivelmente uma das partes mais importantes do seu camping! Esquecê-lo ou usar um que não se encaixe perfeitamente em sua aventura pode ser muito prejudicial, fazendo com que você possa acordar em uma poça d’água ou acabar dormindo no carro.

Hoje, vamos falar sobre a importância de um sobreteto à prova d’água totalmente bem construído. Proteger você e seus amigos/parentes é fundamental, então vamos analisá-lo.

 

O que é um sobreteto?

Compreender o que é um sobreteto é muito importante. Embora pareça simples e autoexplicativo, existem pessoas por aí que não entendem totalmente o conceito. O sobreteto é a estrutura de tecido que protege a sua barraca das tempestades. Sem ele, não há como impedir a entrada de água e manter o dormitório seco.

Algumas marcas ainda fazem barracas sem o sobreteto ou com um muito curto. Uma barraca de camping à prova d’água só pode funcionar perfeitamente se houver um sobreteto completo ou se as paredes da barraca forem revestidas com uma boa coluna d’água, de pelo menos 3.000mm.

Normalmente os sobretetos são de poliéster e têm propriedades impermeabilizantes para fazer bem o trabalho. Isso, combinado com uma estrutura de barraca firme e estacas bem instaladas, fornecem a segurança ideal para a sua barraca.

Ao comprar uma barraca, certifique-se de que inclui o sobreteto. No entanto, se isso não acontecer, você pode tentar proteger a barraca usando uma lona por cima, porém isso não garantirá que funcionará bem se houver vento ou chuva forte.

 

Utilidades de um sobreteto

O sobreteto tem muitas utilidades além do que você já conhece. Em primeiro lugar, os sobretetos são usados para proteger as barracas de molhar. Essa é a resposta óbvia e também a maneira mais comum de o usar. No entanto, há alguns outros que valem a pena mencionar.

A melhor alternativa de uso de um sobreteto é para uma área comum. Para alguns, isso é conhecido como avancê ou toldo. É aqui que você pode sair, cozinhar e comer, evitando a chuva. E mesmo que não esteja chovendo, pode fornecer uma sombra muito valiosa em um dia quente. Algumas barracas já vêm com um toldo ou avancê embutido, como a barraca de camping NTK Arizona GT.

Embora nem um pouco convencional, um sobreteto pode ser usado em situações de emergência. Obviamente, você deseja evitar esses cenários, mas se necessário pode ser útil. Pois pode ser usado para construir uma tala, carregar uma pessoa ferida ou qualquer outra coisa que possa acontecer. Embora isso provavelmente não esteja no pensamento, um sobreteto pode realmente servir em momentos de apuros.

 

Por que usar um sobreteto é importante?

Se os sobretetos fossem desnecessários, provavelmente não seriam incluídos com alta qualidade. Usar um sobreteto é importante porque você precisa estar relativamente seco para poder acampar e estar ao ar livre.

Os sobretetos são a melhor linha de defesa contra a chuva, então a importância de usá-los é fundamental. Ninguém quer roupas molhadas quando está no camping. Na verdade, isso pode ser muito perigoso. No caso, a hipotermia pode se instalar rapidamente quando você está molhado e as condições não são adequadas para isso.

 

Que tal um sobreteto completo?

Acredite ou não, a maioria dos sobretetos não são “inteiros”. Um sobreteto completo é aquele que cobre toda a área e não apenas uma parte dela. Quer seja para uma barraca, uma área comum ou qualquer outro lugar, ter um sobreteto completo irá fornecer a máxima proteção possível.

Os sobretetos parciais podem ser úteis em certas situações, mas não farão um trabalho tão bom quanto os completos. A maior vantagem de ter um sobreteto parcial ou muito pequeno para a estrutura é a redução de peso. Quando há menos tecido, há menos peso para transportar. O poliéster é bastante leve, por isso não pesa muito, mas principalmente quando você está mochilando, cada grama conta. Isso é algo para se manter em mente, porque você pode adaptar seu sobreteto ao tipo de acampamento que está fazendo.

No entanto, a menos que as circunstâncias sejam terríveis, é melhor ter um sobreteto completo. Isso garante a melhor proteção possível. Os sobretetos completos cobrirão muito mais do que os parciais. Então, quando você puder, vá com isso.

 

Pode haver alterações?

As barracas mais fortes terão pelo menos 2.000 mm de coluna d’água, como a linha de barracas para camping GT da NTK.

A alteração mais simples e comum que deve ser feita no sobreteto é adicionar impermeabilização ao longo do tempo. Embora seja simples, manter e atualizar seu sobreteto é muito importante.

Com o tempo, um sobreteto de poliéster vai desbotar em termos de impermeabilização, ou seja, devido ao atrito e principalmente ao impacto dos raios solares.

Isso pode ser simplesmente combatido com um spray impermeabilizante. Eles são vendidos nos principais varejistas e online, portanto, não são caros e nem difíceis de encontrar.

Com o passar das estações, é importante pulverizar o produto químico e atualizar as propriedades de impermeabilização do sobreteto.

 

MUITO IMPORTANTE:

Os tecidos de poliéster, mesmo com proteção extra de spray UV, não são feitos para serem expostos aos raios solares por mais de 30 dias seguidos, isso tornará o tecido mais fraco a ponto de se rasgar.

Essa é a importância de usar um sobreteto completo! Felizmente, você pode pegar essas informações e usá-las no camping. Isso irá garantir que seus esforços de acampamento estejam no caminho certo desde o início.

 

Grande abraço e boas aventuras!

 

Equipe Nautika!