3 minutos

Na pesca não se tem regras exatas. Seguimos a vontade da natureza. Assim temos dias muito produtivos, outros nem tanto, lugares com muitos peixes, outros sem peixes. Cada lugar tem os seus segredos que cabe ao pescador descobrir usando seus conhecimentos, sua observação e sua percepção, mas trago aqui algumas dicas que podem te ajudar nas suas pescarias.

 

1 – Conhecer os peixes que vai pescar

Para fazer uma boa pescaria é fundamental conhecer a espécie que vai pescar. Seus hábitos, seus alimentos, seu habitat preferido. Se gosta de ficar nas galhadas, nas corredeiras, em poços profundos, em pedreiras ou lugares rasos. Assim pode escolher a isca adequada e o equipamento adequado. Ou melhor, preparar sua tralha.

 

2 – Saber das características do lugar que vai pescar

Essa é uma questão importante porque determina os equipamentos que vamos usar. Se tem peixes grandes ou pequenos, profundidade que vamos pescar, se é corredeira ou calmaria, se tem pedra no fundo, se é lago, canal, mar…

Assim saberemos se vamos levar um equipamento pesado ou um leve, varas longas ou curtas, linhas grossas ou fina… A Pesca Brasil procura atender todos os pescadores oferecendo produtos de custo benefícios como também, os top de linha agregando qualidade e funcionalidade.

Também se for em um lugar muito extenso, ter equipamentos de localização para não se perder.

 

3 – Sempre usar o equipamento adequado

Nós brasileiros temos a capacidade de improvisação muito grande. Mas na pesca geralmente não funciona. É como jogar basquete com uma bola de futebol. Não funciona. Cada pesca, cada técnica ou até uma espécie de peixe, tem um equipamento adequado para proporcionar um resultado positivo. Além disso, o equipamento adequado proporciona muito mais emoção e muito mais produtividade.

Para essa dica, a Pesca Brasil conta com uma infinidade de equipamentos como varas, molinetes, carretilhas, anzóis, linhas, boias, iscas, facas, lanternas… Tudo preparado para o pescador ter sucesso e ser feliz.

 

4 – Praticar as técnicas adequadas para cada lugar ou peixes.

As técnicas talvez seja o grande segredo para pescar mais peixes. Usando a técnicas adequadas, fica mais fácil e mais emocionante. Você pescador tem que fazer o que o peixe quer.

Temos uma infinidade de técnicas que parte de uma varinha de mão, com muitas variações de pesca, até técnicas sofisticadas como o Fly Fishing. Todas envolvendo conhecimentos, portanto os pescadores de hoje em dia tem que pesquisar e treinar as técnicas que mais gosta.

Pescar além de tudo é um esporte, então temos que praticar.

 

5 – Estar adequadamente vestido e preparado

Um bom pescador deve estar preparado para a pesca que vai fazer. Roupas adequadas, protetor solar, repelentes, um bom calçado e um kit básico de primeiros socorros porque acidentes acontecem.

É muito comum uma pescaria ser comprometida por causa de mosquitos, queimaduras de sol, calor intenso e mal estar. Quando se está preparado podemos minimizar esses problemas.

O ideal é fazer uma lista para cada lugar que vai pescar. Mar, rios, lagos, canais, pesqueiros…

 

A Nautika, disponibiliza a maiorias dos itens que compõe as vestimentas adequadas como uma grande variedade de acessórios complementares. Procure no site da “Nautika Lazer”.

Também a alimentação é muito importante. Não comer muitas coisas exóticas e sim alimentos que seu organismo está acostumado. Levar água em abundância em lugares selvagens. Assim não teremos problemas de saúde.

 

Pescar não é só pegar peixes, pescar é ser feliz, estando em comunhão com a natureza.

 

Grande abraço e boa aventuras!

 

Equipe Nautika

 

(Texto por: Nelson Chiba com adaptações por Nautika) Nelson Chiba: Consultor e instrutor de pesca, especializado em pesqueiros. E-mail: nelsonchibapesca@gmail.com | YouTube:  Nelson Chiba