3 minutos

Com certeza, foram duas grandes invenções em benefício da pesca.

Antes, os pescadores podiam pescar somente com linhadas e varas lisas, enfrentando muitas limitações.

Assim, com o molinete e a carretilha chegaram muitos benefícios como a capacidade arremessar as iscas e anzóis, muito mais longe ou muito mais profundo. Sem contar com a facilidade de recolhimento da linha, muito pratico e rápido.

Também, pelo fato de guardar muita linha no carretel é possível pescar grandes peixes, usando os recursos que um molinete ou carretilha têm, trabalhando os peixes até eles cansarem, preservando a vara, a linha e anzol, sem ruptura.

São equipamentos para pesca esportiva por maximizar a emoção na captura dos peixes, exigindo do pescador habilidade e controle para pescar grandes exemplares.

Também são equipamentos que quando bem utilizados permitem a captura de muitos peixes num dia de pesca.

Qual a diferença?

Basicamente a diferença entre um molinete e uma carretilha é o sistema de funcionamento e a forma física que cada equipamento trabalha.

Molinete

No molinete o eixo do carretel que guarda alinha, fica posicionado paralelo sob a vara de pesca. O carretel não gira na hora do arremesso e recolhimento. Só se movimenta quando os peixes puxarem com força e fazerem o sistema de freio ou fricção funcionar, rodando o carretel e liberando linha.

O recolhimento da linha de um molinete é feito por uma alça e guia fio que gira em volta do carretel em forma de espiral. Esse sistema é muito adequado para os iniciantes na pesca por ter menos predisposição a dar cabeleiras na hora do arremesso.

Como o molinete fica posicionado em baixo da vara, os passadores e a linha ficam sob a vara, e  isso fica muito adequado para algumas técnicas de pesca, como a pesca de fundo.

Mas também, quando se usa linhas de nylon e o sistema de freio não estiver bem regulado, não se deve puxar o peixe com a manivela do molinete. Isso normalmente causa torção na linha impedindo que o pescador continue a pescar, pois, a linha torcida causa uma espécie de cabeleira, impedindo o pescador de arremessar ou recolher a linha.

O molinete se usado adequadamente (para peixes pequenos, molinete pequeno – para peixes médios, molinete médios – e para peixes grandes, molinetes grandes) é um equipamento muito prático e agradável de se usar. Pode proporcionar muitas alegrias e se tornar um grande companheiro nas pescarias. Além de tudo, nos modelos populares sempre tem o melhor custo/benefício permitindo uma fácil aquisição.

A Pesca Brasil possui diversos modelos de molinetes, atendendo a preferência de todos os pescadores.

Modelos Rubi – modelo popular com melhor custo/benefício;

Modelos Orbital – modelos médios com qualidade e custo compatível;

Modelos Orbital Surf – para pesca de praia;

Modelos Ocelos – Modelos top de linha que agrega qualidade e tecnologia na fabricação;

Modelos Neptuno – Modelos robustos, de alta capacidade de tração (também, adequado para pesca no mar com corpo em alumínio).

Consulte mais informações na loja virtual “Nautika Lazer”

Carretilha

Na Carretilha o eixo do carretel fica posicionado transversalmente à vara de pesca. O carretel gira no arremesso e no recolhimento. Por esse sistema, o pescador tem que treinar e desenvolver habilidades principalmente na hora do arremesso para não provocar as indesejáveis cabeleiras (backlash). Também é um sistema que a cada vez que trocar o peso de arremesso, tem que ajustar a regulagem.

A carretilha foi desenvolvida para arremessar iscas, por isso sua construção é um pouco mais complexa envolvendo normalmente, mais rolamentos para um funcionamento macio e preciso. Isso a torna mais ágil e rápida na hora da pesca.

Por ser um equipamento de arremesso, ela fica posicionada sobre a vara juntamente com a linha e passadores. E também, como o recolhimento é direto no carretel, não provoca torção na linha.

Depois que o pescador adquire a habilidade de manuseio, ela é imbatível para a pesca com iscas artificiais. Muito prática e rápida no uso.

A Pesca Brasil tem diversos modelos de carretilhas que agregam tecnologia e modernidades:

Modelo Impacto GII – Segunda geração do modelo com muita evolução.

Modelo Raptor – Carretilha com um dos menores pesos do mercado. Mas muito funcional e eficiente.

Modelo Raptor BG Ultra – Carretilha com grande capacidade de linha, baixo peso e drag de 16 kg. (ideal para pescar peixes de couro, na pesca vertical no mar e grande peixes em pesqueiros).

 

Grande abraço e boas aventuras.

 

Equipe Nautika.